O PERIGO DOS MITOS VIVOS

 “Aqueles mitos que serviram a sociedades antigas surgiram de encontros na experiência tribal coletiva e na privacidade do medo pessoal. 

A tendência de nosso ego de apoderar-se da imagem e mantê-la cativa de nossa pauta por segurança leva ao mais velho pecado da religião, o pecado da idolatria. 

O mistério vivo é reforçado num conceito, numa crença em vez de uma experiência, e perde o vigor do mistério. Então a pessoa é deixada somente com os artefatos da crença (que precisam ser repetidamente reforçados, como nos reavivamentos religiosos ou nas concentrações de torcida esportiva), mas não a experiência viva (se percebe na fala dos que se dizem cristãos: há julgamento em relação àqueles que têm vícios, por exemplo e além de defender o armamento da população). 

Embora tenhamos sofrido a perda dos velhos mitos tribais, em geral, não podemos manufaturar novos. Visões utópicas aparecem de tempos em tempos e nunca são bem-sucedidas no teste da vida real, porque vêm somente das “boas intenções” do ego, não das energias que originam os deuses. 

O marxismo foi um esforço humanitário racional e bem-intencionado para reparar as dolorosas desigualdades em nossos sistemas econômicos, mas foi condenado ao fracasso porque subestimou os fatores irracionais na humanidade e a insurgência do auto interesse  (sem Lênin, desencadeou-se uma luta pelo poder entre Trótski e Josef Stálin, este saiu-se vencedor), e porque, por materializar valores, subestimou a necessidade humana de transcendência. 

Em resumo, buscando banir a superstição, o marxismo manufaturou superstições substitutas e crenças, chamamentos ideologicamente gerados para servir e sacrificar, e requereu opressão totalitária para reforçar sua ignorância da alma humana. Da mesma forma, o consumismo moderno é um sistema planejado de círculo contínuo fundamentado largamente em fantasias de demanda geradas de maneira artificial.” James Hollis, Encontrando significado na segunda metade da vida, 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL