A ciência como foco de tensão social

 Dia 13/01 fez 12 anos que Heleieth Saffioti faleceu. Nascida a 04 de janeiro de 1934, em Ibirá, São Paulo, se tornou socióloga e estudiosa da violência de gênero. 

Ela nos ensinou que nas sociedades de classes, a própria ciência acaba por se constituir em foco de tensão social na medida em que, representando um nível mais alto de consciência dos problemas sociais, se vê impedida de atuar no sentido de eliminar as contradições que os geram. 

Qualquer tentativa de solução do problema da mulher nessas sociedades deve levar em conta o fato de que o sistema de produção delas impõe limites estruturais instransponível para a intervenção na realidade.

Durante a Revolução Francesa os jacobinos tentaram solucionar o problema das desigualdades: “traduziram” para a “política” o sonho religioso “da igualdade de todos os homens”, que certamente incluiria a igualdade entre homens e mulheres.

A tirania do líder Robespierre (removeu as poucas garantias processuais concedidas ao acusado, além de implantar o Regime de Grande Terror) e a sua obsessão por uma república ideal foram as causas de sua queda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL