Conceito de gênero

"O conceito de gênero é uma construção sociológica relativamente recente, respondendo à necessidade de diferenciar o sexo biológico de sua tradução social em papéis sociais e expectativas de comportamentos femininos e masculinos, tradução esta demarcada pelas relações de poder entre homens e mulheres vigentes na sociedade.
Embora biologicamente fundamentado, gênero é uma categoria relacional que aponta papéis e relações socialmente construídas entre homens e mulheres. Na palavras de Simone de Beauvoir, não se nasce mulher, torna-se mulher."
Tornar-se mulher, mas tornar-se homem também, são processos de aprendizado oriundos de padrões sociais estabelecidos, que são reforçados por normas, mas também por coerção, e modificados ao longo do tempo, refletindo as mudanças na estrutura normativa e de poder dos sistemas sociais."

Informações contidas na obra A Questão de Gênero no Brasil - Maria Valéria Junho Pena, Maria C. Correia, Bernice Van Bronkhost, Isabel Ribeiro de Oliveira.

Comentários

Eu sempre ouvi na faculdade a minha professora de sociologia falar sobre gênero, para ser bem sincera não entendia muito,depois de formada fui para prática docente e descobre muito bem o significado dessa palavrinha,ai entendi o motivo pelo qual a minha querida professora "NEGRA E MULHER" nos dizia incansavelmente "nós educadores temos o dever de trabalhar com nossos alunos o conceito de GÊNERO".
Parabéns
Tânia Defensora disse…
É, para ser bem sincera até bem pouco tempo atrás eu também não sabia o que era gênero. Agora estou aprendendo...
Beijos
Lenisia Vargas disse…
Olá, bom dia! Sou professora e estudante, pois estudar é meu prazer e minha obrigação. Sou aluna do Curso de GDE pela UFG e estou muito feliz em saber que existem pessoas preocupadas com a questão de Gênero.E muito séria essa questão pois, quando falamos de mulher e homem, estamos primeiramente falando do "Ser Humano", questão que muitas vezes não é respeitada por culturas criadas pelo próprio ser humano. Acredito no respeito às categorias de gêneros que estão aí no contexto social e acima de tudo necessitam ser respeitados independentemente de sua opção sexual, pois a vida é um dom de Deus.
josefa de morais disse…
Por que o conceito de genero como construção cultural e historica é importante dentro da pespectiva da psicologia social, quando estudamos desenvolvimento, trabalho, escola, familia, personalidade etc..?
Anônimo disse…
Por que o conceito de Gênero como construção cultural e histórica é importante dentro da perspectiva da Psicologia Social, quando estudamos desenvolvimento, trabalho, escola, família, personalidade etc.?
cicerosidney@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL