O que é hétero-cis-normatividade

        Li um post no blog Diário de uma feminista e nele Lizandra Souza explica que nossa sociedade é hétero-cis-normativa. Isso significa que a heterossexualidade e cisgeneridade são compulsoriamente impostas.  
      Há um sistema social que designa todo mundo como sendo hétero-cis antes mesmo do nascimento e posteriormente tudo o que foge disso é considerado anormal, imoral e, em muitas sociedades, ilegal.  
         Desde o ultrassom, quando o sexo do bebê é identificado (pênis ou vagina) há imediatamente uma marcação sexual e de gênero: se tem vagina, vai ter que ser menina, se comportar como foi concebida, e por isso, vai ter que gostar de menino; se tem pênis, vai ter que ser um menino, se comportar como foi concebido, e por isso, vai ter que gostar de menina.
      Quando cresce passa a se designar/manifestar o contrário do que lhe foi atribuído no nascimento, a sociedade não aceita. Discrimina, julga, condena, exclui, marginaliza, em muitos casos até mata. 
      Toda orientação sexual e manifestação de identidade de gênero que fuja do que é pré-estabelecido pela hétero-cis-normatividade é condenável e passível de discriminação. Daí a opressão que lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, assexuais e pansexuais sofrem (LGBT+fobia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL