Rituais de passagens

Porque ainda hoje os rituais de passagens são realizados? Qual a importância de você participar da solenidade de troca de faixa do caratê ou outra arte marcial de seu filho? Porque algumas religiões adotam o exame espiritual? 

Segundo James Hollis, no livro Encontrando aignificado na segunda metade da vida, as passagens essenciais têm sido universalmente observadas. As culturas tradicionais criaram ritos comunais para apoiar a passagem de uma pessoa através desses tempos, ritos que forneciam um conjunto vibrante de imagens mitológicas capazes de transformar a perda do velho num domínio de significado maior e transcendente. Em nossa era, contudo, tal apoio, tais ritos de passagem foram geralmente perdidos ou enfraquecidos, e isso deixa o indivíduo à deriva, desorientado e sozinho. Tais ritos multiculturais de passagem sempre foram fundamentos em imagens transcendentes e em histórias sagradas da tribo; portanto, dizia-se: “Fazemos isto, ou entendemos isto, ou praticamos isto, como primeiro prescrito e ordenado por nossos deuses e ancestrais, e nosso reordenamento hoje espelha e energiza seus paradigmas significativos para nós.”

(...) A característica mais comum desse tipo de passagem, a despeito da história diferente que cada um de nós incorpora, é a desconstrução do falso self – os valores e as estratégias derivadas de internalizar as dinâmicas e mensagens de nossa família e cultura. Mesmo assim cada pessoa é convidada a desenvolver uma nova identidade, novos valores, novas atitudes em relação ao self e ao mundo, que com frequência se colocam em completo contraste com a vida vivida anteriormente a essas intimações. Na falta da tribo, o ritual semanal da análise com o terapeuta torna-se o apoio do rito de passagem para alguns.”

O ritual de passagem traz uma responsabilidade a mais para quem está recebendo o título. Para o(a) atleta significa que ele(a) mudou de nível, para os religiosos quer dizer que se transformaram, ou seja, mataram o "homem velho" ou a "mulher velha" e se transformaram em homem e mulher nova. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL