A CASA AZUL


     Casa azul é o lugar onde Frida Kahlo nasceu e morreu. O imóvel foi transformado em museu. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) fez uma homenagem a essa artista, atribuindo ao formulário de risco e proteção a vida o seu nome. A união com Diego Rivera foi ao fim quando Frida descobriu que ele mantinha um caso com sua irmã, Cristina. Como assim? A irmã traiu Frida? Não amados(as), ambos se apaixonaram e sim, traíram Frida...
     Segundo Saffioti, existe ética feminina e ética masculina, mas ambas são formadas dentro da cultura androcêntrica. Se as categorias de gênero vivessem sob culturas distintas, como se justificariam: o machismo da maioria esmagadora das mulheres; a legitimação, por parte da sociedade como um todo, da dominação da mulher pelo homem; a aceitação geral da frequente conversão da agressividade masculina em agressão contra mulheres? É evidente que homens e mulheres vivem sob a mesma cultura e que esta destina a cada gênero um papel diferente nas relações sociais.
     Na vida cotidiana, são os homens, nesta ordem social androcêntrica, os que fixam os limites da atuação das mulheres e determinam as regras do jogo pela sua disputa. (Violência de gênero - poder e impotência, Saffioti)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL