Ética na pesquisa e o direito ( Fórum de discussão sobre a videoaula da professora Débora Diniz)


A videoaula da Débora Diniz é muito didática. A professora define plágio como apropriação indevida da criação de outra pessoa, citando exemplos de como ele pode ser feito da forma mais grosseira, copiando e colando ou quando há troca de palavras, mas o conteúdo é o mesmo, a isso ela denomina de “Pastiche”. O termo se refere a uma maneira de ludibriar, disfarçando o conteúdo original. Alerta para indicar as fontes de toda e qualquer ideia e finalmente esclarece que a paráfrase é uma maneira de interpretar o texto lido, portanto, nunca haverá uma paráfrase igual a outra. Segundo a autora, citações diretas não podem passar de 10% do seu texto, os outros 90% tem que ser paráfrase. Nós sempre seremos originais quando compusermos uma paráfrase.

As dimensões da ética se conectam com uma pesquisa em direitos humanos quando o(a) pesquisador(a) consegue enxergar o(a) outro(a) dentro da zona do ser conforme ensina Vasconcelos (sem data) que a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece a todo o ser humano o benefício do progresso científico, impondo como limite às ações da Ciência o respeito à Dignidade Humana.  

O referido autor afirma que as normas internacionais e nacionais asseguram que uma pessoa só pode ser submetida a um experimento se for da vontade dela, mediante livre consentimento e o(a) pesquisador(a) deve evitar riscos à saúde de quem participa do seu trabalho.

Segundo a professora Débora Diniz a questão da originalidade e da honestidade intelectual podem ser facilmente monitoradas, pois, existem hoje ferramentas da Internet como softwares que identificam sequências de palavras desvelando o plágio, portanto, a nossa integridade acadêmica será detectada nas referências bibliográficas, pois, ninguém constrói conhecimento sozinho e sim com interação.

 Atividade do Curso de Direitos Humanos e contemporaneidade da UFBA

Referências bibliográficas:

VASCONCELOS, J. E. M. Ética na pesquisa e o direito. Revista do CEPEJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL