ALERTA PARA AS MULHERES: a reposição hormonal e o fantasma do Alzheimer

“No mundo atual está se investindo cinco vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do Mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de seios grandes e velhos de pau duro, mas eles não se lembrarão para que servem.” Drauzio Varella
 
Segundo um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a autonomia emocional e financeira é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde física e mental na terceira idade e para diminuir os riscos de sofrer de certos males como o Alzheimer.
A doença é consequência da perda progressiva de neurônios, provocando demência, diminuição da memória e prejuízo da orientação temporal e espacial. É mais comum à medida que a idade avança, atingindo 0,6% da população acima de 65 e 69 anos e cerca de 25% das pessoas com mais de 80 anos. O mal de Alzheimer vitima cerca de três vezes mais mulheres do que homens pelo simples fato de que as mulheres vivem mais. Como não existem métodos que permitam o diagnóstico definitivo, os médicos avaliam o avanço dos sintomas de demência por meio de testes neuropsicológicos e exames que medem a irrigação sanguínea do cérebro.
O mal de Alzheimer não tem cura, mas os remédios usados no tratamento retardam a progressão da doença. O tratamento feito à base de remédios (caríssimos) serve apenas para controlar a doença e oferecer uma qualidade de vida um pouco melhor ao(a) portador(a), amenizando o sofrimento da família.
A farmácia de alto custo deve oferecer gratuitamente o medicamento, mas, existe um protocolo do Ministério da Saúde editado em 2002 que restringe o fornecimento àqueles(as) pacientes que ainda estiverem respondendo ao tratamento. A forma encontrada para saber se o(a) paciente ainda está respondendo ao tratamento é submetê-lo(a) a um exame chamado menimental. Este exame parece um teste psicotécnico e é aplicado pelo neurologista que acompanha o(a) doente.
Ocorre que no início da doença o(a) paciente ainda consegue responder a algumas perguntas do teste, mas com o passar do tempo ele perde totalmente a referência. Conclusão: o fornecimento do remédio é interrompido respaldado pelo referido protocolo e a qualidade de vida do (a) doente decai muito, pois, ele(a) deixa de falar, de controlar suas necessidades fisiológicas, perde a coordenação motora, não consegue banhar, vestir e nem comer sozinho.
Muito embora a Medicina tenha avançado nos últimos cinco anos, o tal protocolo continua em vigor causando transtornos aos familiares do(a) portador de Alzheimer e prejudicando o tratamento da doença.
Quem não possuir R$355,00 (trezentos e cinqüenta e cinco Reais) para adquirir uma caixa do remédio que dura 28 dias, não tem como cuidar do(a) doente. É impossível! O(a) portador(a) precisa de atenção vinte quatro horas por dia. Não pode ficar só. Precisa de dama de companhia, fraldão, luvas higiênicas, material de limpeza, alimentação diferenciada, roupas adequadas, uma casa adaptada à realidade do doente (piso antiderrapante no banheiro, etc).
E não é só isso.

Um estudo colocou na berlinda a terapia de reposição hormonal (TRH), indicada para combater os sintomas da menopausa. Divulgada na revista da Associação Médica Americana, uma das publicações mais prestigiadas da comunidade científica, a pesquisa mostrou que o tratamento pode dobrar o risco de se desenvolver o mal de Alzheimer ou outras doenças associadas à demência em mulheres com mais de 65 anos.
Portanto, se você é mulher, mesmo jovem, comece a se preocupar com isso, porque você ou alguém de sua família pode desenvolver mal de Alzheimer. 

Tânia Regina de Matos
É filha de portadora de Alzheimer

Comentários

Olá Tânia, antes de mais nada vc está de parabéns pelas informações, "gostaria de lhe informar que o consumo de àgua não tratada também ajudo no desenvolvimento do mal de alzheimer".Jornal do meio dia da Gaseta, do dia 18/06/07
Tânia Defensora disse…
Pois é, eu fiquei surpresa ao saber disso. Obrigada pela informação.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL