PARA QUE SERVE O CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA MULHER

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT) tem por finalidade promover em âmbito estadual políticas que visem eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do Estado (art. 2º da lei estadual 7.815/02).
Ao Conselho, entre outras atribuições, compete auxiliar o Poder Público do Estado nas atividades relativas a mulher e firmar convênios com organismos nacionais com a finalidade de incrementar o seu programa.
É também função do Conselho elaborar projetos e apresentá-los aos órgãos financiadores. Em abril de 2005 o CEDM-MT remeteu quatro projetos à Secretaria de Políticas para as Mulheres (órgão do Governo Federal que tem status de Ministério), sendo que três deles foram aprovados.
O projeto de Formação de Educadores/as e Multiplicadores/as em Gênero idealizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e já executado trouxe benefícios de grande relevância para a formação de educadores/as, pois, abriu perspectivas para a proposição de estratégias que eliminam as diferenças de gênero no sistema educacional. Contribuiu sobremaneira para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias entre homens e mulheres.
O CEDM-MT está vinculado a SETECS (Secretaria de estado Trabalho Emprego e Cidadania e Assistência Social) que lhe dá suporte administrativo, operacional e financeiro (§2º do artigo 2º da lei 7815/02), ou seja, toda a parte burocrática está a cargo da referida pasta. Portanto, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher só funciona se a SETECS assim o desejar.
É importante que a sociedade saiba que existem pessoas comprometidas com a questão de gênero e principalmente com a temática da violência contra a mulher e que muitas vezes essas pessoas não conseguem por em prática as suas ações em decorrência de questões burocráticas.

Tânia Regina de Matos
É Defensora Pública da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Várzea Grande
Foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher 2004/2005
É vice-presidente do CEDM-MT

Comentários

Osc@r Luiz disse…
Parabéns!
Ficou muito bom aqui!
Beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio