Nos Estados onde já foram instaladas as varas a Lei Maria da Penha está sendo aplicada?

O Projeto de Difusão da Lei Maria da Penha e dos Instrumentos de Proteção aos Direitos Humanos da Mulher sob Orientação Educativa à Sociedade elaborado pela equipe técnica da FUNDETEC vai servir de modelo para outros estados brasileiros.
Na semana passada, o membro da Comissão Nacional de Apoio às Penas e Medidas Alternativas - CONAPA, Dainir Feguri, foi nomeada representante da Sub-Comissão de Gênero composta pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso. Esta sub-comissão ficará responsável pelo levantamento da aplicabilidade da Lei Maria da Penha nos estados onde já foram instaladas as Varas especializadas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
O Projeto desenvolvido pela equipe da FUNDETEC servirá como base metodológica para a difusão e orientação da Lei para a população e os atores das interfaces do sistema de Justiça, como polícias Civil e Militar, secretarias de justiça, Ministério Público, entre outros.
“Essa repercussão do projeto no Ministério da Justiça revela que a FUNDETEC está no caminho para a consolidação de projetos de abrangência nacional”, destacou o diretor-presidente da FUNDETEC, Ivo da Silva.
- A CONAPA é um órgão consultivo que tem como finalidade estimular a aplicação dos substitutivos penais e zelar pela qualidade do monitoramento da execução de penas. Também cabe à comissão estimular a realização de estudos científicos para o aprimoramento das normas jurídicas sobre alternativas às medidas privativas de liberdade e ainda sugerir projetos de alteração legislativa no âmbito das penas e medidas alternativas.
Além disso, foi apresentado também para a equipe técnica da Coordenação-Geral do Programa de Fomento às Penas Alternativas o Projeto de Capacitação Profissional para Indivíduos Egressos e Apenados, que favorece a inclusão social e ensino, elaborado pela FUNDETEC.

Fonte: FUNDETEC Notícias - www.fundetec.com.br

Fiquei feliz em saber que Mato Grosso tem uma representante compondo uma sub-comissão de tamanha importância. Parabéns Dainir! Se precisar de ajuda procure o Conselho Estadual de Direitos da Mulher e o NUEPOM.



Comentários

Eu também fiquei muito feliz, desejo boa sorte a todas e todos que defendem esta causa.
beijos
Tânia Defensora disse…
Fernandinha eu não conheço a representante, mas o importante é que existe alguém que ajudará a monitorar a aplicabilidade da lei.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio