ARRUMEI MEU FOGÃO E LEVEI UM CHOQUE

Sexta-feira, após o feriado de “corpus cristi”, ligo para uma firma que se diz consertadora de fogão:

_ Alô!

_ Pois não, em que posso ajudá-la?

_ O meu fogão é Dako e está com a chama do forno muito baixa. Está custando a assar. Pode mandar um técnico para fazer uma limpeza, eu acho que é sujeira...

_ Pois, não. Pode ser hoje à tarde?

Não acredito tão rápido assim!

_ Sim, sim, pode ser depois do almoço.

_ Duas horas o técnico passa no endereço que a senhora forneceu.

_ Se for só a limpeza fica quanto?

_ Só a limpeza fica sessenta Reais.

_ Manda a nota fiscal, por favor.

Almocei na casa da minha mãe, pois, cedi minha secretária durante todo o mês de Junho para cuidar dela (ela tem mal de Alzheimer). Quando acabo de almoçar, toca o meu celular:

_ Amor seu pai e a mulher dele acabam de chegar para passar o resto do feriado conosco. Você vai demorar? Ah o cara do fogão está terminando o serviço, perguntou se você quer que ele arrume o automático.

Eu ainda não havia assimilado a primeira informação (meu pai e a mulher dele de mala e cuia para passar o resto do feriadão...):

_ Ah, sim! Peça para ele arrumar, o automático não está funcionando muito bem. Tem hora acende e tem hora não... aaatchim........ Essa gripe me pegou de jeito...

Voltei para casa, um abraço no meu pai, outro na mulher dele:

_Que bom que vocês vieram mesmo sem avisar...

_ O fogão já está arrumado? Quero tomar um cafezinho...

_ Está sim papai, pode deixar que eu faço...

_ Mamaaaaaaaãeeeeee, terminei.....

_ Espera um pouco, vou limpar o bumbum do Téo e já volto para coar o café.

_ Mamãe eu fiz coco na calça.

_ Amor, essa é a terceira vez que ele faz na cueca. Será virose ou algo que ele comeu?

_ Não sei. Vamos observar.

_ Deixa eu passar o café.

_ Não, pode deixa que eu passo dona Maria.

_ A senhora pode acertar comigo agora?

_ Quanto ficou?

_ Ficou setenta Reais com o conserto do automático.

_ O senhor trouxe a nota que eu pedi?

_ Não.

_ O senhor pode me dar um recibo?

_ Eu não tenho, mas se a senhora preencher eu assino.

_ Deixa eu procurar...

_ Mamaaaaaaaãeeeeee... fiz coco na cueca...

_ De novo? Espera um pouquinho que eu já vou te limpar...

_ E o meu café?

_ Só um pouquinho papai...

_ Amor já pagou o técnico?

_ Estou procurando um bloco de recibo para ele assinar, mas não estou encontrando...

_ Mamaaaaaaaãeeeeee...

_ Olha está aqui o dinheiro. A moça que me atendeu ao telefone, disse que o senhor mora aqui na Várzea Grande, então o senhor pode trazer o recibo depois?

_ Sim, pode deixar...

_ Obrigada!

_ Tânia eu posso colocar a água para esquentar?

_ Deixa que eu coloco. Amor troca o Téo, por favor.

_ Estou indo.

_ aaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

_ O que foi?

_ O fogão está dando choque...

_ Mas não acabou de arrumar?

_ O defeito era no forno e não no acendedor automático dona Maria.

_ Chama o homem de novo.

_ Vou ter que ligar na loja, eu não tenho o telefone do técnico.

Algum tempo depois o café ficou pronto e eu resolvi deitar um pouco, pois, estava com dor no corpo por causa da gripe.

_ Tânia você pode nos levar lá no centro para comprar um tênis para o seu pai?

_ Posso sim...

_ Mamaaaaaaaãeeeeee...

_ Fez coco de novo?

_ Na cueca.

_ Dona Maria espera um pouquinho deixa só eu lavar a cueca do Téo.

Após lavar mais uma cueca, fomos ao comércio procurar tênis para o meu pai. O resto da tarde de sexta-feira fizemos compras. No sábado: almoço em família, rodoviária para comprar passagem de volta. No domingo meu irmão os levou para passear e os trouxe para almoçar com os netos. À noite: rodoviária de novo.

_ Amor o fogão segue dando choque, mesmo calçado. Tive que tirá-lo da tomada.

A semana inteira correu sem que eu tivesse tempo de ligar para a loja. Mas na semana seguinte liguei:

_ Alô! E da loja que conserta fogão?

_ É sim.

_ Olha só: meu nome é Tânia, um de seus técnicos esteve aqui para arrumar o forno e acabou desconsertando o automático do fogão. Poderia mandá-lo de volta aqui?

_ Só um minuto deixa eu localizar o pedido. Ah, sim. Achei. Eu vou agendar e ligo lhe avisando.

Alguns dias se passaram.

_ Alô, meu nome é Tânia, o seu Edmilson esteve aqui e não conseguiu arrumar o automático e esta é a segunda vez que eu ligo. Pode mandá-lo de volta aqui?

_ Ah sim, eu vou olhar a agenda de retornos e ligo para senhora.

Quase final do mês e nada. Liguei de novo.

_ Alô! Conserto de fogão...

_ Pode chamar o gerente, por favor.

_ Alô!

_ Essa é a terceira vez que eu ligo, não vou ligar mais. O seu Edmilson esteve aqui, tentou, mas não conseguiu arrumar o automático do fogão, está dando choque.

_ A senhora pode tirá-lo da tomada...

_ Há mais de três semanas ele está fora da tomada, aliás, se eu não tivesse tirado da tomada não poderia estar usando o fogão. Olha só eu não estou reclamando do serviço prestado. O forno ficou ótimo, acontece que ele se ofereceu para arrumar o automático, que funcionava malemá, e agora só funciona a base de choque... por favor mande ele aqui está bem?

_ Eu vou agendar esse retorno e te ligo...

Dia 8 de Julho fez um mês que o meu fogão começou a dar choque. Não encontrei tempo ainda para ir ao PROCON. Mas com certeza irei, depois que a minha secretária voltar de férias. Ela pediu 10 dias, depois dos 30 que passou cuidando de minha mãe.

Comentários

Osc@r Luiz disse…
Saco mesmo esse fogão dando choque até hoje... Pelo menos agora o marceneiro de 6 meses atrás veio...
Olha, sha dona muié, aproveita que não tá fazendo nada mesmo, e passa no meu no meu blog e pegue o selinho de "Blog Ativista", que eu estou te oferecendo apenas aqui. Nesse título não é preciso postar os indicados, basta comunicá-los por e-mail ou comentário, como estou fazendo. No meu blog estão o selo e as regras.
No mais, um beijo!
Unknown disse…
Gostei demais da crônica! E me lembrei de um dia, há muitos anos, em São Paulo... Nossa! Quem sabe acabo escrevend uma crônica, também? Pena que não guardei uma cópia da carta que escrevi a uma amiga, então, narrando a epopéia! Espero que escreva mais crônicas!
Beijos!
Recentimente passei por uma situação parecida com a sua,tive que mudar de gráfica para conseguir rodar meus panfletos.
beijos
Tânia Defensora disse…
Obrigado Oscar pela indicação ao "Blog Ativista". É um selo muito importante para mim. Com certeza passarei lá e pegarei. Fico muito feliz quando você me visita (aqui)!
Beijo

Oi Eneida! Que bom que vc gostou da "crônica". É tudo verdade, aconteceu da forma como está escrito. Tente lembrar da carta e reescreva. Quanto as crônicas: estou pensando em publicar as que que escrevi quando visitava o presídio feminino de Cuiabá.

Olá Fernanda! É um absurdo a forma como o consumidor é tratado neste País. A estória dos panfletos é outro exemplo desse "pouco caso" que algumas empresas fazem em relação aos seus clientes.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL