quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Hoje é dia internacional dos povos indígenas



São 206 os povos indígenas no Brasil atualmente. A maioria remanescentes de populações que já foram consideráveis, destruídas por doenças, escravização, massacres, invasão de seus territórios, deportação, programas de assimilação: mais de dois terços desses grupos não chegam hoje a mil pessoas. No total, são uns 280 mil índios, contando-se apenas os que moram em áreas indígenas. Outros 30 mil são índios desaldeados, que moram na maioria em áreas urbanas. A população indígena concentra-se na Amazônia, onde moram cerca de 60% dos índios brasileiros.
As sociedades indígenas são muito diversas entre si. Vejam-se as línguas, por exemplo. Distinguem-se 163 línguas indígenas diferentes. Se incluídos os dialetos, esse número sobe para 195. Informações de Manuela Carneiro da Cunha, antropóloga, professora da Universidade de Chicago.
Residem no Estado de Mato Grosso mais de 28 mil índios de 38 etnias diferentes. Há indícios de outros 9 povos ainda não contatados e não identificados oficialmente. Clique aqui e veja o quadro com o povo, língua, número de índios e região aonde se encontram.

IFontes: CIMI, ISA e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Nenhum comentário: