I semana de ressocialização: "Reconstruir cidadania"

A 1ª Semana Estadual da Ressocialização em Mato Grosso “Reconstruir Cidadania”, evento que acontecerá em Cuiabá, de 26 a 31 de agosto, vai reunir representantes dos segmentos voltados à questão da Ressocialização, com o objetivo de discutir e apontar novos rumos para o Sistema Penitenciário em Mato Grosso.
O evento pretende também levar para a sociedade em geral e principalmente aos estudantes e universitários a necessidade e a importância de se trabalhar a temática, esclarecendo preconceitos e criando novas oportunidades.
“Com a integração das várias organizações queremos buscar soluções, a partir de suas atuações, que possam diminuir os preconceitos que envolvem o ex-preso e, ao mesmo tempo, buscar alternativas e colaborar com o reingresso desse homem ou mulher à sociedade”, explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito.
A Semana de Ressocialização tem como fundamento básico o envolvimento da sociedade, da família, de órgãos públicos e privados e, organizações não governamentais, na discussão dos temas ligados à Ressocialização.
Esse esforço é fundamental já que os índices apontam um aumento da reincidência, tanto em nível nacional como estadual, chegando a atingir a casa dos 86% em Mato Grosso. “Isso gera para a sociedade e para os cofres públicos um custo altíssimo, que nenhum dos dois segmentos tem condições de suportar”, salientou Carlos Brito.
O cotidiano do Sistema Prisional demonstra que são vários os motivos que levam ao cárcere e, em outro momento, à reincidência, entre eles estão a miserabilidade social, cultural, educacional, o uso de drogas e a facilidade de acesso às armas.
“Esses são fatores que levam à sociedade a despertar para a necessidade de congregar esforços na busca de alternativas que diminuam o número de presos e que depois de pagarem suas dívidas com a justiça e a sociedade, essas pessoas possam retornar ao convívio social como cidadãos melhores”, lembra a especialista em Gestão Penitenciária, e uma das organizadoras do evento, Jane Maria da Silva Medeiros.
A Semana de Ressocialização tem como público alvo os profissionais que trabalham na área sócio-jurídica do Sistema Penitenciário, das instituições do Estado, profissionais liberais, acadêmicos e estagiários de Direito, Serviço Social e Psicologia, e demais profissionais de áreas afins.
Eventos como esse deveriam ser realizados com maior freqüência. Fiz atendimento no presídio feminino e hoje atendo na cadeia do Capão e sei o quanto é difícil para quem já passou pelo sistema se reintegrar à sociedade. Confira a programação no site da SECOM.
Fonte: SECOM-MT
Comentários
bjs
Você não deixou seu e-mail.
Assim que vc deixar, entrarei em contato para trocarmos idéias.
Abs