Dia mundial contra a pena de morte

Dia 10 de Outubro -Veja o que se comemora hoje:

·
Dia Mundial da Saúde Mental (ONU).

· Dia do Empresário Brasileiro. Parabéns a todos os empresários!

· Dia Mundial contra a Pena de Morte, que não existe mais na legislação brasileira.

Porque foi extinta a pena de morte?

Na noite de 11 para 12 de setembro de 1852, em Macabu, Rio de Janeiro, Francisco Benedito da Silva, sua mulher e cinco filhos foram assassinados.

Manuel da Mota Coqueiro, um rico fazendeiro, foi acusado pela chacina dessa família de colonos que vivia em sua propriedade. Acuado, Coqueiro fugiu, alimentando ainda mais a carga de suspeita contra sua pessoa. Uma recompensa foi oferecida para quem indicasse seu paradeiro. Preso algumas semanas depois, quase foi linchado pela população. Jurava inocência, mas a atmosfera de clamor popular não deu chances para a sua defesa.

Foi condenado à forca pelo Tribunal do Júri Popular de Macaé. Cumprida a sentença de morte em 1855, rumores apontavam a mulher de Coqueiro, Úrsula das Virgens, como sendo a mandante do crime.

Em Dezembro de 1877, José do Patrocínio começa a publicar um folhetim sobre a tragédia: Mota Coqueiro ou a pena de morte. Foi recebido como um libelo contra a famigerada pena.1

Após a morte de Mota Coqueiro, sedimentou-se a idéia de erro judiciário e a desaprovação em relação a pena capital, até que em 20 de Setembro de 1890, através do Decreto 774, a pena de morte foi abolida no Brasil, tendo reaparecido na Constituinte de 1.937, e novamente expurgada da nossa ordem, através da Carta de 1.946. 2

____________________________________

1 Luís Francisco Carvalho Filho, Mota Coqueiro: o erro em torno do erro.

2 Luís Francisco Carvalho Filho, artigo citado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio