Descobri mais uma utilidade de se ter um blog


Recebi o texto abaixo por e-mail e achei bastante interessante. Você que é blogueiro dê uma olhadinha e veja que na pior das hipóteses, escrevendo, prevenirá algum tipo de doença emocional. Mas o que vale é a honestidade do que você expressa. Não fique preocupado com "pagerank". Ao que indica, o(a) autor(a) é psicólogo(a):


Faça um diario de emoçoes

Os sentimentos e emoções afetam todo nosso organismo como todos nós sabemos. Como não é algo que podemos visualizar, é abstrato, muitas vezes temos dificuldade em identificá-los ou entendê-los e assim, organizá-los. Sentimos angústia, cansaço, uma grande confusão que nos impede até de pensar e, fugimos. Não queremos pensar e muito menos enfrentar, ainda que inconscientemente. Mas logo a angústia insiste em retornar como se fosse para nos lembrar que há algo mal resolvido dentro de nós.

Nesse momento, muitas vezes, o melhor amigo poderá ser um papel em branco, é isso mesmo, uma folha onde você poderá escrever tudo o que sente, sem julgamentos. Quando você escreve o que sente, permite uma conexão com você mesmo e com tudo aquilo que você tem de mais valioso: seus sentimentos. Ainda que ninguém os respeitem ou considerem, você deve respeitá-los e acima de tudo, ouvi-los.

Escrever sobre os próprios sentimentos pode melhorar até a saúde e ajudar na remissão de muitos sintomas. Foi realizada uma pesquisa na Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, onde acompanharam 180 mulheres em estágio inicial do câncer de mama por três meses e as conclusões são claras. Elas foram divididas em 3 grupos. Um escreveu sobre o medo de morrer, o segundo sobre a aproximação da família e o último não escreveu nada.

Quem passou para o papel seus sentimentos teve menos da metade dos problemas físicos relacionados ao tratamento. Mas não precisamos ir muito longe, de todos as pessoas que atendo no consultório, todas são orientadas a escrever sobre seus sentimentos.

É claro que apenas uma minoria coloca em palavras o que sente, porém são essas as pessoas que mais conseguem obter controle sob suas emoções. Ao escrever, você adquire antes de tudo, autoconhecimento. Você pode escrever o que está sentindo no momento, ou escrever sobre toda sua história, principalmente momentos que marcaram sua vida. Isso trará um entendimento mais profundo de muitas situações que foram deixadas de lado, mas nem por isso deixam de machucar.

Comentários

Realmente é um grande aliado a evitar a depressão, e te digo isso porque ele me ajudou a não sair por aí batendo a cabeça na parede.
Eu moro nos Estados Unidos e fui comvidada a participar primeiro do O Futuro do Presente e depois criei o Tô Doida.
Além de travar conhecimentos com pessoas do mundo todo, me ajuda a fazer o cérebro funcionar.
Muito bom o texto.
Beijocas
www.todoyda.blogspot.com
Luma Rosa disse…
Tânia, gostei muito deste texto. Tanto que hoje citei no "Luz". Desculpe não ter vindo pedir permissão antes, mas é que, pelo adiantado da hora que postei, era impossível! (rs*) Boa semana! Beijus
Tânia Defensora disse…
Oi Cristiane!
Nossa Cris eu não sabia que tinha uma amiga nos "Estates"!
Que bom vc resolveu criar o "Tô Doida"!
Tânia Defensora disse…
Oi Pedro!
Sumidinho hein!
Beijo
Tânia Defensora disse…
Oi Luma!
Não precisa de permissão. Como disse recebi por e-mail e não havia autoria. Gostei, postei.
Beijão
Lia Noronha disse…
Tânia: adorei esse espaço...que faz pensar...sempre!
Abraços mil!!!
Tânia Defensora disse…
Oi Lia Noronha!
Obrigada pela visita e pelo elogio.
Quem diria: eu fazendo alguém pensar!!!
Abraços
Lusófona disse…
Oi Tânia!!

Eu fui uma criança muito tímida e encontrei na escrita uma maneira de expressar sentimentos e emoções. Ajudou-me imenso.

Beijos
Anônimo disse…
Tânia, muito interessante este texto, e quem já pratica a escrita no blog entende bem melhor esta mudança ao expressar os sentimentos.

Cheguei por aqui pela postagem da Luma.

Parabéns pelo post!
Marcelo.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL