Informativo sobre a UBM - União Brasileira de Mulheres

Fundada em 1988, a União Brasileira de Mulheres – UBM – é uma entidade nacional, apartidária, sem fins lucrativos, que reúne mulheres na luta contra a discriminação de gênero, racial, religiosa ou de qualquer natureza.
Participa de articulações do movimento de mulheres e do movimento feminista nacional e internacional; realizando atividades de pesquisa sobre questões relativas à mulher, particularmente nas áreas de trabalho, saúde, violência e políticas públicas. Promove seminários, cursos, palestras e debates sobre a questão de gênero, inclusive em parceria com outras entidades do movimento de mulheres, do movimento popular, do movimento estudantil e de jovens, e do movimento sindical. Além disso, publica cartilhas, boletins e panfletos.
Atualmente, a UBM está organizada em diversos estados brasileiros. Em Mato Grosso, seu Congresso de fundação aconteceu em outubro de 2007, onde foram aprovados seus estatutos, bandeiras de lutas e eleita sua primeira direção estadual.
Primeira grande campanha desenvolvida pela UBM/ MT, a divulgação da Lei Maria da Penha, em forma de cartoon, objetiva popularizar este importante instrumento de luta pela erradicação da violência contra a mulher.
Violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, e uma das formas mais perversas de discriminação. A violência contra a mulher ocorre nos espaços públicos e privados e não é só agressão física, mas também psicológica, moral e verbal. Ela destrói a auto-estima, causa doenças, prejudica a qualidade de vida, interfere no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.
Comentários
Beijos
Beijos
beijis
eu faço parte da umb em cruzeiro do acre
faço parte da direção!!!
gostaria de saber quando que tem congresso da UBM?
meu maci_czs@hotmail.com
que bom que agora eu encontrei o blog qye fale da UBM!!!
ta show de bola
abraço
Beijos
"mulheres lutar, seus direitos conquistar" Abraços para todas ubemistas.
é bom saber que nessa caminhada eu não estou so !! abraços
Abraços,
Edna T. Smith - (prodyna@hotmail.com)