Congresso irá reunir autoridades internacionais do meio jurídico


Mato Grosso irá sediar o Primeiro Congresso Internacional no Brasil que discutirá temas como direitos humanos, integração, desenvolvimento e gênero. O evento irá acontecer no mês de novembro em Cuiabá. O Estado foi escolhido para sediar o congresso por estar no centro do país e ter o perfil econômico voltado para o mercado internacional, além dos avanços no que diz respeito às questões de gênero. O evento é voltado para os profissionais do direito como juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, servidores do Judiciário, advogados e estudantes.

Conforme a coordenadora do congresso em Mato Grosso, juíza de direito da 9ª e 13ª Varas Cíveis de Cuiabá, Amini Haddad Campos, já foi confirmada a presença do doutrinador Ricardo Zeledón Zeledón, da Espanha. Ele irá discutir o tema "Justiça Agrária Humanitária, por uma perspectiva internacional do Direito Agrário". O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, também está entre os palestrantes. Ele irá abordar o tema "Política Nacional de Integração, horizonte do Brasil no Mercosul".

Outro palestrante com presença confirmada é o jurista Lutero Paiva Pereira, que vai trazer como tema a "Política Agrícola e Paz Social. Ações e conexões". A coordenadora informou ainda que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Ferreira Mendes, também está entre os palestrantes. Ele irá proferir palestra sobre "Diretos Fundamentais no Supremo Tribunal Federal". Também está prevista a presença da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Ela deverá abordar o tema "Por uma Política Humanista de Integração de Perspectiva do Mercosul".

"Este será o maior evento dessa natureza já realizado no país. Iremos debater questões importantes para o desenvolvimento e integração de toda a sociedade. Para que essa integração se desenvolva com base nos direitos humanos e de gênero", explicou a magistrada.

Outro ponto positivo do congresso, ainda de acordo com a magistrada, é que será oportunizado o debate das questões referentes a gênero. A magistrada destacou que a intenção quando se debate gênero é fazer com que a mulher tenha igualdade no que se refere ao seu desenvolvimento no novo perfil de sociedade existente no mundo atual.

O congresso será realizado em conjunto com a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e a Secretaria de Políticas para Mulheres ligada a Presidência da República. O evento deverá ter o apoio em Mato Grosso da Escola Superior da Magistratura (Esmagis), vinculada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, além de outros órgãos federais, Fundação Escola Superior do Ministério Público e Editora Juruá.

Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

imprensa@tj.mt.gov.br

(65) 3617-3393/

Comentários

Rose disse…
Muito bom, principalmente o debate em que discutiram sobre o desenvolvimento e igualdade das mulheres no novo perfil de sociedade.
valeu, querida.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL