PROJETO PEQUENO CIDADÃO


A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), ligada à Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso, está mobilizando voluntários para a grande reunião que será realizada neste sábado (28 de junho), na Escola Estadual Professor Nilo Póvoas, a partir das 14 horas, em Cuiabá. E em Várzea Grnade acontecerá no Fórum da cidade. Participarão do encontro as mães interessadas em incluir o nome do pai biológico na certidão de nascimento de seus filhos.

A iniciativa faz parte do projeto "Pequeno Cidadão". Até a data de 25/06 os servidores da Comissão já expediram cerca de 3,5 mil notificações para mães já identificadas em escolas públicas da capital e cujos filhos não têm o nome do pai no registro civil. Porém, até mesmo as mães que não foram notificadas, mas têm crianças ou adolescentes nessa situação, podem ir à escola ou no fórum de Várzea Grande no sábado para efetuar o cadastro.

Os voluntários vão auxiliar os servidores da Ceja no preenchimento dos formulários e outras atividades durante a reunião. A estimativa é de que sejam necessárias pelo menos 50 pessoas para ajudar, que devem ser maiores de 18 anos e nível médio de escolaridade.


"Esperamos muito que as pessoas se mobilizem e nos ajudem a concluir mais esse trabalho com êxito. Quanto mais voluntários tivermos, melhor para as crianças, pois todas poderão ser inscritas com mais rapidez", informou a secretária da Ceja, Lindacir Rocha. Nesse primeiro encontro, o objetivo é estimular as mães a fornecerem o nome do pai biológico de seus filhos e conscientizá-las da importância das crianças e adolescentes possuírem uma identidade completa, como garantia de vários direitos.

A identificação das crianças foi realizada por meio de levantamento junto às escolas públicas estaduais e municipais de Cuiabá, além das creches municipais. O levantamento contou com a colaboração das secretarias de Educação das redes estadual e municipal de ensino. Foram identificadas crianças nessa situação de falta de paternidade em documento de nascimento de 74 escolas estaduais, 84 municipais e em 44 creches da rede municipal.

Na reunião, as mães deverão levar documentos pessoais e o registro de nascimento da criança. Além disso, deverão informar a localização do suposto pai. Com esses dados, será possível notificar os pais a comparecerem à próxima etapa do projeto, que serão as audiências de conciliação.

CRONOGRAMA - Depois da reunião no sábado, as mães e os supostos pais serão convocados a participar de audiências de conciliação, marcadas para o dia 9 de agosto, momento em que será discutida a possibilidade de reconhecimento voluntário da paternidade. Conforme o cronograma de atividades da Corregedoria-Geral da Justiça, as audiências serão realizadas durante todo o dia, no Fórum de Cuiabá. No local estarão presentes laboratórios para a coleta de material para a realização de exames de DNA, o Cartório do 3º Ofício de Notas de Cuiabá para a confecção das novas certidões de nascimento e a Defensoria Pública para os casos em que a audiência não chegue a um acordo.

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tj.mt.gov.br

(65) 3617-3393/3617-3394

Comentários

Oi querida, bom finalde semana pra vcs.
Beijos.
ps. gostei da vingança lá em baixo.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL