Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio


Estou repostando porque o primeiro ficou incompleto e sempre deixam comentários dizendo que faltou "isso" ou faltou "aquilo".

Conferência - se for sobre política tem o objetivo de verificar como está o desenvolvimento desta política no âmbito local, estadual e nacional. Assim, dependendo da periodicidade estabelecida pela organização nacional são realizadas novas conferências para avaliar o seu desenvolvimento e estabelecer novas metas, sempre somadas às deliberações anteriores.

O ideal é que o chefe do executivo faça a convocação, mas se este não o fizer, os movimentos sociais podem se autoconvocar através de edital público.

O primeiro passo é compor uma comissão organizadora que tem a tarefa de elaborar o regimento da conferência. No regimento deve conter data, local e condições de realização, bem como nomes dos palestrantes, cronograma e temário. É no regimento que deve ficar estabelecido o horário para o credenciamento dos(as) delegados(as).

Em toda conferência deve haver composição de grupos de trabalho para discussões e apresentações de propostas que serão votadas na Plenária Final (reunião realizada com a participação de todos os inscritos). É na Plenária Final que se aprova ou não a moção – opinião que diz respeito a outros assuntos que não a política em discussão. Depois o relatório ou resoluções da conferência é encaminhado aos diversos poderes.

Congresso - tem caráter deliberativo, ou seja, os delegados debatem os temas e as propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão e depois votam, participando efetivamente das decisões tomadas. As propostas que recebem maior número de votos são legitimadas pelo Congresso e passam a ser implementadas pela Instituição promotora do evento. Na prática assim que um congressista faz a inscrição, recebe um crachá de delegado. Este crachá deverá ser guardado muito bem, pois só poderá votar quem tiver posse dele.

Fórum - é reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público.

Painel - é uma forma de apresentação dos resultados dos trabalhos realizados em torno de um tema. Diversas pessoas ou equipes contrapõem suas conclusões a partir de diferentes pontos de vista ou complementam as conclusões a partir da mesma perspectiva.

Seminário - é um encontro de especialistas em um assunto específico. Eles apresentam um estudo sobre o tema e depois debatem com a platéia, que tem quase o mesmo nível de conhecimento que os palestrantes. O moderador deve ser um especialista e pode participar fazendo perguntas.

Simpósio - é um derivado da mesa-redonda, possuindo como característica o fato de ser de alto nível com a participação de aspectos diferentes de determinados assuntos e sempre com a presença de um coordenador. A diferença fundamental entre o simpósio e a mesa-redonda é que no primeiro os expositores não debatem entre si os temas apresentados. As perguntas, respostas e o próprio debate são efetuados diretamente aos participantes. O tema geralmente é científico. Seu objetivo principal é realizar um intercâmbio de informações.


Fontes:

www.sebrae-mg.com.br
www.secretarias.inf.br

www.cem.rs.gov.br
www.boaaula.com.br/iolanda/painel.

Comentários

Unknown disse…
Ih! Sempre aprendo aqui no teu blog, mas temo não reter estas informações...
Beijos :)
Anônimo disse…
Prezada promotora, adorei seu blog, nele aprendo a cada dia. Foi solicitado em uma reunião do Conselho de direito que o presidente do Conselho municipal comparecesse a reunião e já por 4 vezes ele nao compareceu. SOLICITO MODELO DE CONVOCATORIA. Preciso enviar ao Ministerio publico informando que o Presidente do CMDCA nao compareçe. Me ajude
Aguardo, e muito agradecida.

Lucia maria
maceio Alagoas
grace disse…
Prezada promotora,
Sem querer entrei no seu blog, numa busca sobre diversos temas para I FORUM para o dia Internacional das Mulheres.Gostaria de poder manter contato.
Parabens adorei seu Blog e as informaçoes contidas,
Um abraço
Grace
Anônimo disse…
Prezada promotora, parabéns pelo sei blog. Ele se enquadra na missão da Internet.
Parabéns.
Anônimo disse…
Olá Xará!
Gostei muito de seu blog!
É interessantíssimo e esclarecedor mas consiguimos planejar um evento que mistura um pouco de tudo, então a dúvida é de como devemos chamá-lo.
Vou enviar e-mail para que nos sugira o nome ideal.
Abraço
Unknown disse…
Exma Tânia,

Parabens pela sua iniciativa e forma como criou o seu Blog. Eu tenho uma pequena dúvida que se calhar poderá responder-me. O que torna/distingue uma conferência/congresso NACIONAL vs INTERNACIONAL?

Força,

Vitor Correia
Tânia Defensora disse…
OI Vitor!
Não sou expert no assunto, mas acho que o público que o evento irá atingir. Se houver inscritos de outros países, é internacional.
luis disse…
Excelente post e muito útil. Já partilhei!
Parabéns, esclarecedor!
Grato
prof. Guilherme Contrucci
Anhanguera Educacional
www.enchantement.com.br
gac220562@gmail.com
Tânia, parabéns e sucesso em sua luta.
Anônimo disse…
Seminário e Palestra são a mesma coisa? Se não, Qual a definição de Palestra (e as diferenças de Seminário)?

Aguardo.
Anônimo disse…
Boa noite espectacular tópico , gostei bastante, secalhar poderiamos fcar amigos de blog :) lol!
Aparte de brincadeiras sou o Marco, e à semelhança de ti escrevo na internet embora o tema da minha página é muito diferente do teu....
Eu escrevo websites de poker que falam de dinheiro grátis para jogar poker sem arriscares o teu capital......
Gostei muito o que vi escrito!
Tânia Defensora disse…
Palestra é quando apenas um orador fala sobre um determinado assunto.

Seminário é um encontro de especialistas em um assunto específico. Por exemplo: Num Seminário sobre violência doméstica, um Juiz, um Promotor e uma Defensora falam sobre a violência com enfoque na sua área de atuação.
Tânia Defensora disse…
Oi Marco!
Não entendo nada de poker, mas acho que podemos ser amigos sim.
Seja bem vindo!
Qual o endereço do seu blog?
Anônimo disse…
Um Artigo Perfeito :)
Com ele tirei a minha Duvida da Diferença
entre Congresso e Conferencia :)
Abraços
Anônimo disse…
Tirei minha Divida aqui Obrigado :)
Anônimo disse…
Olá Tânia,

Gostaria de saber qual a diferença entre Conferência e Conselho.

Obrigada
Tânia Defensora disse…
Conselho é um órgão deliberativo ou consultivo para auxiliar o poder público no desenvolvimento de políticas públicas na área afeta ao conselho.
Um Conselho normalmente promove uma Conferência para tratar sobre determinado assunto, por exemplo, o Conselho de Direitos da Mulher promove uma conferência para tratar de políticas para mulheres, o Conselho de Saúde, promove conferência para tratar de políticas de saúde e assim por diante..
Anônimo disse…
Estamos preparando uma conferência para este ano e as informações de seu blog foram de grande ajuda, valeu.

Manoel Sidério - Barueri - SP
Adriana Souki disse…
Prezada Dra Tânia,bom dia
Meu nome é Adriana Souki sou advogada nao atuante e professora universitária e do Estado de Minas Gerais.Gostaria que a Sra me esclarecesse acerca de como o MP pode ser provocado e em quais circunstâncias isso pode ser feito quando falamos em Escolas Públicas Estaduais. Sou professora em uma escola Estadual que vive momentos de calamidade, e em todas as fontes voltadas aos órgãos de educação não obtive sucesso. Preciso saber como agir porque não vejo futuro para o Brasil que seja distante da excelência na educação. Muito obrigada
Tânia Defensora disse…
Adriana Souki boa tarde!

Fico muito feliz em saber que existem pessoas como a senhora que não desistem diante das dificuldades.

Minha mãe era professora. Faleceu há quatro anos.

O Ministério Público não precisa ser provocado por ninguém, basta tomar conhecimento da situação e abrir inquérito civil para apurar os fatos.

Entretanto, você pode como cidadã, levar por escrito em duas vias relato sobre a situação das escolas com fotos ou algumas declarações de pais, alunos e funcionários para ao Promotor da Cidadania e ao final um requerimento pedindo providências. Peça para protocolar uma das vias.

Boa sorte e que Deus te acompanhe!

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL