quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Consciência Negra - Levante essa bandeira!


Pois é gente, no dia da Bandeira, vou falar sobre a Consciência Negra, não sem antes dizer que a bandeira é um símbolo. Um símbolo que pode representar um time de futebol ou um grupo étnico-cultural. Seu significado é tão importantante que todos os países possuem sua própria bandeira, aquela que representa a nação.

Amanhã (20) será comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra (ou de Zumbi dos Palmares). Uma data dedicada a discutir a condição da raça negra na sociedade brasileira.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, atrelada à Secretaria de Estado de Cultura, realizou nos dias 17 e 18 algumas atividades para marcar a contribuição da raça negra para a cultura e o desenvolviemnto do País.

O público teve a oportunidade de presenciar painéis que contaram um pouco da luta de líderanças negras de várias épocas e lugares.

Zumbi dos Palmares, que nasceu no Estado de Alagoas, no ano de 1655 foi um dos nomes que compuseram os painéis. Ele liderou o famoso Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.

Tereza de Benguela foi outro nome lembrado. Ela assumiu o quilombo na região do Vale do Guaporé depois da morte do companheiro, José Piolho. Ele comandava , no século XVIII, o Quilombo do Piolho ou Quariterê, comunidade que chegou a ter milhares de moradores.

As atividades culturais alusivas ao 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) estão inseridas na agenda única da Prefeitura de Cuiabá e serão desenvolvidas no Salão Nobre do Palácio da Instrução.

Fonte: www.gazetadigital.com.br

Nenhum comentário: