quarta-feira, 25 de março de 2009

Igualdade de gênero


Minha amiga Ana Lúcia Ricarte escreveu esse artigo ontem e eu concordo em grau, gênero e número:


Como presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso recebi com indescritível satisfação a notícia de que a lista sêxtupla para preenchimento da vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região pelo quinto constitucional é formada por três advogadas e três advogados. Considero a decisão como um passo importante da OAB/MT rumo ao respeito pela igualdade de gênero.

Acredito que o Conselho Seccional da OAB-MT é um exemplo a ser seguido em todo País, pois ao fazer a escolha de forma equitativa entre os candidatos preparados e formados por advogados e advogadas demonstrou respeito à igualdade de gênero, uma vez que tanto as colegas advogadas quanto os colegas advogados estão tecnicamente gabaritados para ocupar a vaga no Tribunal do Trabalho da 23ª Região, conforme reconheceu o presidente da Ordem, Francisco Faiad.

A igualdade entre homens e mulheres é um princípio fundamental da democracia e está inclusa entre as lutas e movimentos encampados pela OAB. Aliás, esta igualdade de gênero tem sido uma das nossas bandeiras como presidente da CDM, advogada e mulher.

E neste contexto quem ganhou com a decisão não foi apenas a advocacia mato-grossense, mas, muito mais, a sociedade mato-grossense. Por isso, parabéns ao Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, parabéns às advogadas conselheiras, secretária-geral e a todas as escolhidas que vão concorrer ao mais alto cargo da magistratura federal. Este é o primeiro passo rumo à igualdade de gênero.

Ana Lúcia Ricarte é presidente da Comissão do Direito da Mulher da OAB-MT e 2ª vice-presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá. E-mail: analucia@analuciaricarte.adv.br

Um comentário:

Rose disse...

Amoredaminhavida, tentei copiar a "notícia " do jornal via e-mail enão consegui, mas valeu!
Um grande beijo do tamanho de um queijo Minas.