PROTESTO CONTRA O PRESIDENTE DO IRÃ

Em Porto Alegre, feministas, homossexuais e políticos protestam contra a presença do presidente do Irã no Brasil. RFS defende o estado laico e os direitos das mulheres


A Rede Feminista de Saúde esteve entre as organizações promotoras do ato público chamado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul contra a presença do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, realizado às 12 horas de hoje,23/11, na Esquina Democrática, ponto central de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e palco histórico de manifestações populares.


O protesto acusou o governo iraniano de manter impunes assassinatos de mulheres e manter a prática da lapidação de esposas consideradas infiéis, a valoração pela metade da voz feminina em tribunais, a perseguição a homossexuais e minorias religiosas. O centro da defesa das entidades foi a necessidade de estados laicos e democráticos, que respeitem os direitos humanos. O ato reuniu ainda Themis – Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual, Organização Sionista do Rio Grande do Sul, representantes da Câmara Municipal e Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do RS.

Quando de sua manifestação, a secretária executiva da RFS, Telia Negrão, (foto) se reportou aos marcos legais dos direitos humanos desde 1948 e agregou ao seu pensamento a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Conexas de Intolerância organizada pelas Nações Unidas como uma referência fundamental às minorias vítimas de discriminação e intolerância. A dirigente da Rede defendeu, ainda, com muita ênfase o direito humano de todas as mulheres, o estado laico, e que o Brasil, como país democrático, não pode compactuar com a persistência de “todas as formas cruéis de violência e discriminações a todas as mulheres, brancas, negras e indígenas”.

Fonte: Vera Daisy Barcellos - Jorn. Reg.Prof. 3.804
Assessoria de Imprensa da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio