Sejusp e Defensoria Pública promovem mutirão na Penitenciária Central do Estado



Da Reportagem

Em comemoração ao Dia Estadual da Ressocialização (26.08), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Defensoria Pública do Estado, promove, na Penitenciária Central do Estado (PCE), um mutirão para a confecção de documentos pessoais para os reeducandos da unidade.

Para realizar o mutirão a Defensoria está utilizando pela primeira vez, um gabinete móvel. Uma Van, adaptada com mesas e cadeiras, com capacidade de atender duas pessoas por vez, vai estar na unidade quatro vezes por semana. A estimativa dos organizadores é atender aproximadamente 300 homens que cumprem pena na PCE.

O atendimento é rápido. O reeducando é encaminhado para o gabinete onde responde algumas perguntas feitas pelo atendente como nome e data de nascimento. Com essas informações, a Defensoria inicia o processo para a confecção dos documentos.

No mutirão os reeducandos podem retirar Certidões de Nascimento e Casamento, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Segundo a coordenadora de Relações Institucionais e de Cidadania da Defensoria Pública, Daniela Biancardine, primeiro estão sendo feitas a coleta de dados e certidões de nascimento e casamento. Após essa etapa voltaremos junto com a Politec, Delegacia Regional do Trabalho e Banco do Brasil para dar saída a toda a documentação pessoal do preso, explicou.

Para o diretor da Penitenciária Central do Estado, José Carlos de Freitas, a parceria feita entre a unidade e a Defensoria é excelente e vai ajudar ainda mais na ressocialização dos reeducandos da unidade. Nada melhor do que comemorar o dia da ressocialização fazendo essa ação de cidadania. Com os documentos pessoais o reeducando consegue sonhar com um novo futuro na sociedade, disse.

O reeducando Wilson Roma de Oliveira Junior, preso há nove meses por roubo, foi um dos atendidos pela Defensoria Pública. Essa é uma ação muito boa. Quero ter logo a minha carteira de trabalho para quando sair daqui poder trabalhar e não voltar para a criminalidade, falou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio