Lula sanciona lei que pune quem cometer alienação parental






O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quinta-feira (26) a lei que pune pais e mães que tentam colocar seus filhos contra o ex-parceiro, comportamento conhecido como alienação parental. A nova legislação prevê multa, a ser definida pelo juiz, acompanhamento psicológico ou perda da guarda da criança.

Diante de uma denúncia de alienação parental, o juiz deverá pedir um laudo psicológico para verificar se a criança está, de fato, sofrendo manipulação. Segundo a lei, se for verificada a veracidade das acusações, o juiz poderá “ampliar o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado, estipular multa ao alienador, determinar acompanhamento psicológico ou determinar a alteração da guarda do menor”.


De acordo com a lei, alienação parental ocorre quando há “interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança sob sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie o genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.

Entre os atos que podem ser classificados como alienação está dificultar o contato da criança com o genitor, omitir dele “informações relevantes” sobre o menor e apresentar falsas denúncias sobre parentes da criança.

Fonte: Globo notícias

Comentários

oi Tânia sou sua colega Arleth Rose dda Defensoria do Pará e coordenadora do NAEM. Aqui não estamos bem com a aplicabilidade da LMP, as varas especializadas estão sobrecarregadas de processo e agora o que mais nos aflige éo fato de que estão entendendo que a competência das varas não é mista e estão redistribuindo quase cinco mil processos às varas de família que por sua vez ao detectarem violência doméstica remetem de volta os processos. Lesão corporal leve só com a representação da ofendida. A Vara especializada entende que não é Vara de família portanto não está apreciando e julgando tais matérias. O Ministério Público e a Defensoria estão angustiados com essa situação. Mande alguma sugestão acerca desse entendimento. Aqui no Pará estão rasgando a LMP.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio