Defensor Público de Mato Grosso é designado para atuar em caso da Corte Interamericana de Direitos Humanos







Corte Interamericana de Direitos Humanos é um órgão judicial autônomo que tem sede em San José (Costa Rica), e seu propósito é aplicar e interpretar a Convenção Americana de Direitos Humanos e outros tratados de Direitos Humanos.
 
Pela primeira vez, um brasileiro é designado para um caso da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O Defensor Público Roberto Tadeu Vaz Curvo, de Mato Grosso, atuará em um processo sobre violação do estatuto dos refugiados. Trata-se do conhecido caso da família peruana Pacheco Tineo, que, em 2001, teve o pedido de refúgio recusado pelo governo da Bolívia. Além de Roberto Tadeu, também foi selecionado o Defensor Público do Paraguai, Gustavo Zapata Baez.

Criada em 1979 e composta por juristas de elevada reputação moral e reconhecida competência, a Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição judicial autônoma da Organização dos Estados Americanos e tem a finalidade de aplicar e interpretar a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e outros tratados.

A Associação Interamericana de Defensores Públicos (AIDEF), por meio de um convênio assinado com a Corte, selecionou 21 Defensores de vários países do continente para trabalhar além de suas fronteiras pela defesa dos direitos humanos.

Perfil

Roberto Tadeu Vaz Curvo foi Defensor Público-Geral do Estado do Mato Grosso em 1999 e vice-presidente da Região Centro-Oeste do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) nos biênios 2000/2001 e 2002/2003.

É professor de Direitos Humanos, já tendo composto o quadro docente da Escola Superior do Ministério Público e da Universidade Federal de Mato Grosso. Ele também já foi voluntário e presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial de Mato Grosso. De 2008 a 2009, o Defensor atuou como Coordenador de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.


Fonte: Anadep

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio