Comunidades terapêuticas, clínicas ou centros de recuperação?

Algumas pessoas precisam comer demais, amar demais, beber demais, jogar demais, gastar demais, se drogar demais ou praticar sexo demais para serem felizes, são as chamadas doenças de comportamento ou dependências.

Qual o melhor tratamento para essas doenças?
 
Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois, cada organismo reage de forma diferente aos diferentes tratamentos oferecidos.Tudo dependerá de cada um, pois, somos seres únicos e individuais.

Há pessoas que conseguem controlar sua doença frequentando grupos de apoio.

As comunidades terapêuticas são entidades públicas ou privadas que têm por objetivo recuperar dependentes químicos através de um programa, que invariavelmente segue os 12 passos de alcoólicos anônimos. 
Conheci há três anos um desses centros, a comunidade Vida Serena, que fica na estrada que vai para Jangada, MT. Não havia luxo. Era apenas uma associação sem fins lucrativos disposta a acolher pessoas que desejavam deixar as drogas.
As comunidades terapêuticas enxergam o indivíduo como uma vítima, incapaz de se controlar diante da droga. Entendem que o adicto está doente e defendem vigorosamente a abstinência como único objetivo aceitável de tratamento.O compromisso com a abstinência entretanto, não é considerado uma cura, já que qualquer retorno ao uso/abuso da droga/álcool desencadeia a doença latente. Assim, o programa de tratamento é baseado em mudanças de comportamento, melhor estilo de vida e abstinência total de qualquer droga.

Ontem encontrei um advogado muito respeitado na minha cidade que conheceu uma dessas comunidades: Valor da Vida e forneceu-me boas referências a respeito do local.
Nem todo mundo tem condições de pagar uma mensalidade em torno de dois salários, por isso, costumo indicar outra comunidade que é dirigida por uma técnica em enfermagem que conheci pessoalmente chamada Dirce: 8423-2615, 9297-9481.
Se você está procurando por um lugar que possa tratar um familiar adicto, tenha paciência e fé. Deus lhe mostrará qual o melhor local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL