30 ANOS DA INCLUSÃO DA MULHER NA POLÍCIA MILITAR EM MT



Então, a mulher foi admitida na Polícia Militar de Mato Grosso 30 anos atrás. Ainda há muito a conquistar. Os homens acendem na carreira muito mais rápido que as mulheres. Alguns de forma meteórica! Mas espero ver a tenente coronel Zózima promovida antes que ela se aposente. Parabéns a todas as policiais militares de Mato Grosso e um abraço especial a tenente coronel Zózima!


Fonte: A Gazeta
Bonita, maquiada e armada. Assim é o cotidiano de trabalho da mulher policial militar de Mato Grosso, que ontem (20) comemorou 30 anos de inclusão dentro de uma instituição tradicionalmente masculina.

Ao longo desse período muitas mudanças, avanços e conquistas foram obtidos. Hoje, a formação de todos os oficiais que ingressam na Polícia Militar está sob o comando de uma mulher, a tenente coronel Adriana de Souza Metelo.

Uma das áreas de policiamento especializado, o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), quem comanda é uma mulher, a major Graziele Bugalho.

A instituição tem em sua história uma mulher que conquistou o posto máximo da corporação, a coronel Lílian Tereza Veira de Lima, que atuou como comandante adjunto da Polícia Militar, segundo maior posto da instituição. Também comandou o Pelotão Feminino, a Diretoria de Recursos Humanos, dentre outras unidades.

Segundo Lilian, “para seguir carreira militar, a mulher não precisa perder a feminilidade”. Diversas policiais que atuaram ao seu lado lembram que Lilian era vista sempre muito bem fardada, maquiada com adereços, sem exageros e sempre impecável. “A comandante se distinguia por ser muito humana. Era sempre muito rígida quando necessário, mas tudo dentro do bom senso”, afirma a sargento Roseli da Silva.

A comandante da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), Adriana Metelo, dá outras dicas. “A policial militar que deseja seguir carreira na instituição e busca ser reconhecida profissionalmente deve se qualificar”. Adriana acredita que “os homens são muito focados, o que é bom, mas as mulheres  conseguem ter uma visão holística, mais ampla da profissão e assim podem organizar e determinar qual o melhor caminho para atingir a excelência no trabalho”. Apesar de anos atrás, a mulher ainda ser vista de maneira curiosa dentro da instituição. “Na época que atuei em Rondonópolis, não existiam muitas mulheres policiais, principalmente no interior. Lembro que os colegas policiais levavam suas esposas para me conhecer, como se fosse uma atração na cidade”.

A sargento Kammylla Pereira Rodrigues, atualmente lotada no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), conta que seus 10 anos de Polícia Militar foram marcados por muitas conquistas e superação. Com 18 anos ingressou na carreira, sendo destaque nos 2 cursos de formação em que participou -Curso de Formação de Soldado (CFSD) e Curso de Formação de Sargento (SFS). Ela destaca como importantes experiências profissionais o período que trabalhou na favela Morro do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ) e no Presídio Federal de Mato Grosso do Sul (MS).

Segundo o comandante geral da PM, coronel Nerci Adriano Denardi, mesmo diante das conquistas, a instituição ainda tem muito que avançar no que se refere a participação e comando da mulher policial. “A presença feminina dentro da corporação é de fundamental importância, pois a mulher tem na sua natureza a sabedoria, a agilidade e o dinamismo”.

Para celebrar todas as conquistas, a Polícia Militar organizou, pelo segundo ano consecutivo, a “Semana da Mulher Policial Militar”. Dentre as comemorações estão ciclos de palestras, simulações de abordagens, apresentações culturais, exposição de acessórios profissionais. As comemorações encerram hoje (21), com sessão solene na Assembleia Legislativa, às 19h.

Comentários

Luma Rosa disse…
Oi, Tânia!!
É para sentirmos orgulho dessa mulherada cheia de autoridade em ambiente outrora reduto exclusivo masculino!!
Parabéns à todas, principalmente à tenente coronel Zózima!
Boa semana!!

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL