MODELO DE CERIMONIAL PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA



NOME DO EVENTO: Audiência Pública: Campanha Laço Branco e Violência Contra a Mulher

DATA: 05/12/13

HORÁRIO: 9H00

LOCAL: Câmara Municipal de Várzea Grande

MESTRE DE CERIMÔNIA: SENHORAS E SENHORES, BOM DIA! A DEFENSORIA PÚBLICA E A PRESIDÊNCIA DESTA CASA TEM A HONRA DE REALIZAR ESTA AUDIÊNCIA PARA DEBATER A “CAMPANHA DO LAÇO BRANCO E A VIOLENCIA CONTRA A MULHER.”

CONVIDAMOS PARA COMPOR O DISPOSITIVO DE HONRA:
(Aguardar que todos os convocados assentem-se à mesa de honra.)

NESTE MOMENTO TEREMOS ou NÃO A EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO.

MC: DESTACAMOS E AGRADECEMOS A PRESENÇA DAS SEGUINTES AUTORIDADES:
(elenca as autoridades que não estiverem compondo a mesa)

A Defensoria Pública de Mato Grosso lançou no último dia dois de Dezembro a Campanha do Laço Branco, cujo tema é “Homens pelo fim da violência contra as mulheres”. O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a campanha permanece ao longo da semana, sendo encerrada em seis de Dezembro, Dia Nacional da mobilização dos homens contra a violência doméstica.
Na opinião da Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado, Defensora Pública Rosana Leite de Barros ressalta a importância da realização deste movimento e o papel que a Defensoria está desempenhando em prol da sociedade. “Essa campanha tem primordial importância para mobilizar os homens e mostrar que além de não praticarem violência contra mulheres, repudiam tal atitude”.
No dia 29 de Novembro, com apoio da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, o Fórum de Articulação das Mulheres e o Conselho Estadual divulgaram a campanha na Praça Alencastro, em Cuiabá.
 Dessa forma, como símbolo da campanha, todos os homens contrários a qualquer forma de agressão contra as mulheres devem utilizar um laço branco entre os dias dois e seis de Dezembro.
Além disso, ao longo da semana foram realizadas palestras, panfletagens e blitz educativa (sob responsabilidade da Polícia Militar) e ESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA.

A Campanha  do Laço Branco

A Campanha do Laço Branco surgiu no Canadá em seis de Dezembro de 1989, quando o jovem Marc Lepine (25 anos), armado com uma submetralhadora, entrou na Escola Politécnica de Montreal e determinou que todos os homens se retirassem, deixando apenas as mulheres.
 Lepine atirou nas 14 mulheres que permaneceram no local. Todas morreram e ele cometeu suicídio. Após o episódio, no dia seis de Dezembro daquele ano vários homens saíram às ruas vestindo roupas brancas, a fim de afirmar que não concordavam com a atitude do assassino, bem como abominavam a prática de violência contra mulheres e, assim, se consagrou o Dia Internacional de mobilização masculina pelo fim da violência doméstica. A Lei nº 11.489/07 instituiu a data no Brasil. 

E HOJE PARA TRATAR DESSE ASSUNTO A DEFENSORIA PÚBLICA E A PRESIDÊNCIA DESSA CASA CONVIDARAM ALGUMAS AUTORIDADES PARA EXPOR INFORMAÇÕES A FIM DE SUBSIDIAR OS DEBATES QUE PODERÃO AJUDAR NO COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

Dinâmica da audiência: as pessoas que foram convidadas a expor terão de 05 a 10 minutos. Após a fala dessas pessoas, serão abertas as inscrições para que as pessoas da plateia usem da palavra por no máximo 3 minutos. Será feita uma ata e às 11h00 a audiência será encerrada com a assinatura de todos os presentes. Pedimos respeito rigoroso ao tempo e ao horário, pois todas(os) precisam retornar as suas atividades no período da tarde.

NESTE MOMENTO PASSAREMOS A PALAVRA PARA AS SEGUINTES AUTORIDADES QUE FARÃO SUAS SAUDAÇÕES Presidente da Câmara: Waldir Bento (ANFITRIÃO), Rosana Leite de Barros Defensora Pública de Combate a violência doméstica de Cuiabá e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e Djalma Sabo Mendes, Defensor Público geral do Estado.

Logo após a solenidade de abertura, desfaz-se a mesa de honra e passa-se a palavra para quem irá presidir a audiência pública. Pessoas convidadas com direito a fala 5 a 10 minutos (no máximo) :

Delegacia da Mulher de Várzea Grande:
Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres:
Superintendente de Políticas para Mulheres do Estado:
Poder Judiciário representando a Vara de Combate a Violência Doméstica:
Ordem dos Advogados do Brasil, subeção de Várzea Grande: Flávia Petersen Moretti
Secretaria de Assistência Social do Município de VG:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio