Violência Contra a Mulher, Vamos Meter a Colher


Em 06 de Março será lançada pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, com apoio da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e demais parceiros, uma campanha cujo nome é o título deste artigo. O evento faz parte da programação do “Março Sempre Mulher” da Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres.

Idealizada pela dr.ª Lindalva Fátima Ramos, Defensora Pública de Barra do Garças, a campanha tem como alguns dos objetivos: 1. fortalecer o processo de educação para a igualdade de gênero e a não violência contra as mulheres junto às escolas da rede estadual de ensino e 2) divulgar o trabalho desenvolvido pelas instituições parceiras, particularmente no que se refere ao combate da violência contra a mulher.

O tema da campanha é bem amplo não se restringindo tão somente à violência doméstica e em razão disso não poderia deixar de mencionar que fato como o que a prefeita de Rondolândia, cidade (1.600 km de Cuiabá), tem passado não estimula a participação da mulher na política.

Há pelo menos 10 meses a chefe do Poder Executivo do referido município tem sofrido com ameaças de morte. Segundo noticiários de âmbito nacional a prefeita teve que refugiar-se em Brasília com seu marido e dois filhos para conseguir alguma atenção das autoridades locais. Depois que a Secretaria Nacional de Direitos Humanos interveio no caso, a prefeita foi ouvida pelo delegado da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), oportunidade onde denunciou que um "emissário", a mando de alguém, fez chegar ao seu gabinete que sua "cabeça" estava a prêmio por R$ 130 mil.
Se uma mulher que é liderança política de uma região foi obrigada a pedir ajuda fora de seu Estado é porque as coisas não andam bem dentro dele.

Minha intenção não é criticar este ou aquele governo, esta ou aquela agremiação partidária, isso para mim realmente é uma perda de tempo e de energia. Mas o episódio chama a atenção e deve servir de alerta para todos nós que lidamos com o sistema de justiça.

A mulher vítima de violência tem aonde buscar ajuda? Pode realmente contar com as autoridades competentes? Temos efetivo suficiente para atender a todas as ocorrências de violência contra a mulher?

São perguntas delicadas para responder com segurança, mas eu diria que a vítima de violência tem aonde buscar ajuda sim: nas delegacias de polícia que apesar de estarem em precárias condições, ainda possuem em seus quadros abnegados(as) delegados(as), investigadores(as) e escrivães comprometidos(as) com seu trabalho, junto às bases da Polícia Militar, que também tem suas deficiências mas possuem material humano de qualidade, nas Promotorias de Combate à Violência Doméstica, junto aos núcleos da Defensoria Pública que possuem suas mazelas (faltam ser instalados em vários municípios do interior, os de Cuiabá e Várzea Grande não conseguem atender como a população merece, não há servidores(as) suficientes e nem assessores(as) para auxílio do trabalho técnico do Defensor(a)) e finalmente nas Varas de Combate a Violência Doméstica e Familiar.

Penso que a mulher vítima pode contar com as autoridades competentes, mas estando cientes de que as instituições são falíveis, farão tudo que estiver ao seu alcance e o melhor que puderem!

O efetivo está aumentando... talvez não na mesma proporção em que a violência cresce, por isso é muito importante que saibamos otimizar os nossos atendimentos.
Através de campanhas educativas podemos prevenir os conflitos e promover uma mudança de comportamento em relação à mulher.

Em razão da Defensoria Pública atender a vítima e o agressor, não há como desprezar a caótica situação dos estabelecimentos prisionais, locais onde os denunciados pela violência acabam aguardando a instrução do processo e sua liberação.

É chegado o momento de escolhermos o que queremos: tentar diminuir a violência nos utilizando de instrumentos realmente eficazes como a educação ou diminuir a violência empregando mais violência. Quem realmente é contra a violência, não a admite em hipótese alguma, ou seja, é contra a violência contra a mulher, mas também é contra a violência praticada contra o homem, o(a) adolescente, o(a) idoso(a).

A Campanha Violência Contra a Mulher, Vamos Meter a Colher é pela Valorização da Mulher.

TÂNIA REGINA MATOS é defensora pública em Várzea Grande, MT

Comentários

Michelle Matos disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL