Flor Ribeirinha destaca intercâmbio cultural na França

Grupo de MT foi o único representante do continente americano



O grupo se apresentou nas cidades de Etain, Chambery, Kaysersberg e Ambert
Fonte: Mídia News

Flor de Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, retornou da França, onde participou de Festivais Mundiais de Folclore durante o mês de Julho. O grupo foi a convite da Federação Brasileira de Artes Populares, para representar o Brasil, ao lado de outras delegações da Europa, Ásia e África, sendo o Flor Ribeirinha o único representante do continente americano. O grupo se apresentou nas cidades de Etain, Chambery, Kaysersberg e Ambert.

O grupo apresentou a noite brasileira em Ambert com vários ritmos e mostrou a beleza do Siriri Mato-grossense. Conforme a dirigente do grupo, Domingas Leonor, foi um valioso intercâmbio com grupos de folclore de diferentes países. Ela frisou que o Flor Ribeirinha, teve uma boa receptividade do público pelas cidades que passou e foi muito aplaudido pela atuação nos palcos e principalmente nas ruas. Segundo ela, a imprensa local destacou as apresentações com foco na cultura popular, marcada pelo ritmo contagiante e o colorido do vestuário.

Durante a turnê pela França, o grupo apresentou a originalidade da cultura genuinamente Mato-grossense. Na ocasião, os organizadores dos Festivais Mundiais de Folclore concederam ao grupo Flor Ribeirinha várias homenagens. O Grupo recebeu medalhas de Honra ao Mérito em Chambery e condecorações e outras cidades. As autoridades francesas foram agraciadas pelo grupo com o símbolo da cultura Mato-grossense, a viola de cocho.

O coreógrafo do grupo, Avinner Augusto, ressaltou que a turnê foi uma conquista e a realização de um grande sonho. Ele destacou o intercambio e a troca de experiências com os demais grupos. “Ficamos extremamente honrados e agradecidos pela receptividade dos franceses, pois a cultura popular é muito valorizada na Europa. O nosso Siriri rompeu as fronteiras e vai marcando a sua história pelo mundo, graças a luta de todos que somam e acreditam na família Flor Ribeirinha”, disse ele.

Na avaliação do dançarino Jeferson Guimarães, o que mais marcou na turnê, além de toda a beleza natural e histórica do velho continente, foi a receptividade do povo Francês. Jeferson disse que um dos coordenadores dos Festivais Mundiais, Dominque, se surpreendeu com as apresentações do Flor Ribeirinha. Em discurso, ressaltou que o Brasil que tem como símbolo o futebol e o carnaval, mostrou muito mais que isso, uma cultura genuína, dinâmica e de grande expressão” observou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio