CHEGA DE FIU FIU
No dia 14 de Março a Defensoria Pública de Mato Grosso em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher lançou no Estado a campanha Chega de Fiu Fiu durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado.
CHEGA DE FIU FIU é uma campanha contra o assédio sexual em espaços públicos. Nascida em 24 de julho 2013, a Chega de Fiu Fiu é uma campanha de
combate ao assédio sexual em espaços públicos lançada pelo Think Olga.
Inicialmente, foram publicadas ilustrações com mensagens de repúdio a
esse tipo de violência. As imagens foram compartilhadas por milhares de pessoas nas redes sociais, gerando uma resposta tão positiva que acabou sendo o início de um grande movimento social contra o assédio em locais públicos.
Mas o que é esse assédio? Todos os dias, mulheres são obrigadas a
lidar com comentários de teor obsceno, olhares, intimidações, toques
indesejados e importunações de teor sexual afins que se apresentam
de várias formas e são entendidas pelo senso comum como elogios,
brincadeiras ou características imutáveis da vida em sociedade (o famoso
“é assim mesmo…”) quando, na verdade, nada disso é normal ou aceitável.
O número de mulheres que apoiaram a campanha em seu início eram um
forte sinal disso, mas, para provar esse ponto de maneira ainda mais
contundente, a jornalista Karin Hueck elaborou um estudo online, lançada
pelo Think Olga para averiguar de perto a opinião das mulheres em
relação às cantadas de rua.
A expectativa era de algumas dezenas de respostas, mas em apenas duas
semanas, foram quase 8 mil participantes – e os números encontrados
eram parte surpreendentes e parte esperados: 98% delas já haviam sofrido assédio, 83% não achavam legal, 90% já trocaram de roupa antes de sair de casa pensando onde iam por causa de assédio e 81% já haviam deixado de fazer algo (ir a algum lugar, passar na frente de uma obra, sair a pé) por esse motivo. Você confere a pesquisa completa aqui.
Foi com a divulgação desses dados que a campanha deslanchou. Grandes veículos de mídia divulgaram a pesquisa e, de repente, o que era óbvio para a grande maioria das mulheres de maneira particular, havia virado notícia em grandes jornais e revistas.
Com a popularidade, a campanha passou a receber milhares de mensagens
via comentários, emails e Facebook. Elas vinham de três públicos
principais, em ordem de recorrência: mulheres que se identificavam com a
campanha, homens surpresos com os dados e uma incômoda, mas
significativa minoria de mensagens de ódio e até ameaças de estupro
vindas de homens revoltados com a campanha – uma reação infelizmente muito comum à mulheres que se posicionam contra privilégios masculinos.
O próximo passo foi a criação do Mapa Chega de Fiu Fiu, uma ferramenta para tornar as cidades mais seguras para as mulheres ao
relacionar geograficamente os locais e motivos que aumentam a
incidência de casos de assédio em determinadas áreas em busca de
soluções que mudem essa realidade.
Com o expertise da campanha, o Think Olga tornou-se uma das vozes
mais importantes contra o assédio em locais públicos no Brasil,
estabelecendo parcerias para a criação de diversas iniciativas para o aumento da conscientização da importância do tema,
tais como o ebook Meu Corpo Não é Seu, a cartilha informativa do
Ministério Público de São Paulo, entre outros. Em breve, será lançado o
documentário Chega de Fiu Fiu, um sonho que está se tornando realidade e
cujo objetivo é ser uma ferramenta de educação contra o assédio.
Comentários