ATRIZ COM SÍNDROME DE DOWN GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL DE TEATRO

Um exemplo de empoderamento da mulher é essa modelo, atriz e autora:   Tathi Piancastelli, 31 anos, que ficou entre as cinco finalistas na categoria melhor atriz no International Brazilian Press Award deste ano.

“Menina dos Meus Olhos”, peça escrita e protagonizada por ela, levou o prêmio de melhor espetáculo na mesma premiação.  Os prêmios foram entregues no dia 07 de maio durante cerimônia que também homenageou vários artistas brasileiros.

“Menina dos Meus Olhos” (Apple of My Eye, em inglês), produzida  pela Nettles Artists Collective, companhia de teatro americana, e dirigida por Debora Balardini, é o prirmeiro espetáculo profissional escrito e protagonizado por alguém com síndrome de Down. 

A peça traz a personagem Bella, uma jovem com a deficiência, que passa por situações de preconceito, discriminação e violência até encontrar o verdadeiro amor. O espetáculo multimídia conta com mais dez atores e foi apresentado em Nova York em 2013 e 2015 e no XXX Festival Internacional de Teatro Hispânico, em Miami, no ano passado.

Em 2016, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização das Nações Unidas (ONU) convidaram Tathi a se apresentar com sua peça em Nova York com o objetivo de ilustrar  a campanha internacional de combate à violência. A apresentação fez parte da Conferência do Dia Internacional da síndrome de Down (WDSD) e da 60º Session of the Commission on the Status of Women na ONU (CSW), que abordou a “Eliminação e Prevenção de Todas as Formas de Violência Contra Mulheres e Meninas” representantes do mundo todo.

Agora, “Menina dos Meus Olhos” acaba de receber aprovação na Lei Rouanet para uma turnê no Brasil e também foi convidada para fazer apresentações na Europa.

Talento de sobra

Nascida em São Paulo e residente nos EUA, Tathi é atriz, autodefensora e apresentadora de TV. Já atuou em peças de teatro brasileiras e em comerciais institucionais de televisão. Tathi também é conhecida por ser inspiração do cartunista Maurício de Sousa na criação da personagem Tati, com síndrome de Down, e atuou como modelo para a campanha da Inoar, companhia brasileira de cosméticos com sede no Brasil.
Com outro texto dramatúrgico a caminho, Tathi Piancastelli reflete sobre o trabalho atual e o recente reconhecimento.”Eu gosto cada vez mais da peça,” comenta.

Fonte:  movimentodown.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL