Grupo Flor Ribeirinha é vice-campeão em Festival de Dança na Coréia do Sul


Venho acompanhando esse grupo de dança regional há algum tempo e ele é um exemplo de perseverança. Enquanto muitos diziam que o nosso folclore não tinha nada de interessante, as pessoas que se apresentavam eram feias e assustavam os turistas, o “Flor Ribeirinha” continuou fazendo o seu trabalho e mandando beijinho por cima dos ombros. Está aí o resultado. Só um(a) cuiabano(a) como eu dimensiona qual é a alegria de ver essa notícia. O nosso “Flor Ribeirinha” vem desbancando grupos de danças de outros Estados e representando o Brasil com maestria.



fonte: www.midianews.com.br

O Flor Ribeirinha conquistou o segundo lugar no Cheonon Word Dance Festival na Coréia do Sul, o maior festival internacional de folclore de toda Ásia e um dos maiores festivais de dança do mundo.

O grupo representou Mato Grosso e o Brasil, participando ao lado das delegações da Argentina, Andorra, Latvia, Irlanda do Norte, Lituânia, República Tcheca, Rússia, Estônia, Polônia, Croácia, Turquia, Indonésia, Mongólia, China, Malásia, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Durante o festival, o Flor Ribeirinha se apresentou para um público aproximado de 40 mil pessoas numa grande estrutura oferecida pelos organizadores.


Após apresentações nos palcos do Cheonon World Dance Festival, o grupo se classificou entre 10 nações para se apresentar na grande final competitiva de grupos internacionais de folclore.

Após uma histórica apresentação do Siriri Mato-grossense na final da competição, o Flor Ribeirinha encantou o público coreano e o corpo de jurados composto por diretores da Federação Internacional de Folclore.

O Flor Ribeirinha garantiu a segunda colocação, obtendo o troféu prata. O primeiro lugar ficou com a Companhia Folclórica Nacional da Turquia.

Conforme Avinner Augusto, diretor artístico e coreógrafo do Flor Ribeirinha, essa conquista vem brindar toda dedicação do grupo para a cultura brasileira.

“Estamos exalando alegria por levar para Mato Grosso este grandioso resultado. Esta sem dúvida é a maior experiência artística e profissional que já vivemos. Estamos fazendo história”, assinalou.

Além do reconhecimento a Associação Cultural Flor Ribeirinha também participou do congresso da Federação Internacional de Folclore (FIDAF), junto com representantes de mais de 70 países membros e teve a oportunidade de debater assuntos que nortearão os próximos passos da entidade.

O congresso reuniu o Ministro da Cultura, Esporte e Turismo da Coréia do Sul, Cho Yoon San e outras autoridades representativas da cultura e da arte no mundo.

“Este evento premiou os quatro maiores festivais internacionais de folclore deste ano e aprovou as diretrizes que ampliarão o fortalecimento das manifestações folclóricas em diversos países”, observou  o diretor executivo do grupo, Jeferson Guimarães.

Na avaliação de Domingas Leonor da Silva, presidente e fundadora do grupo, disse a experiência marca profundamente a sua trajetória de vida e de todo o Flor Ribeirinha.

“Somos de Mato Grosso, e estamos representando o Brasil neste evento internacional de grande porte. E isso só foi possível porque tivemos o apoio de pessoas que acreditam em nosso trabalho”, disse ela.

Para participar do festival, o grupo contou com o apoio da Federação Brasileira de Artes Populares – FEBRARP, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e a Universidade Federal de Mato
Grosso.

Durante os 23 anos de experiência, o grupo Flor Ribeirinha já participou de todos os festivais de Siriri em Mato Grosso. Foi convidado para se apresentar em eventos nacionais em Santa Catarina; Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O grupo se apresentou no Goal to Brazil, no Peru e no Paraguay.

Reconhecido pela sua autenticidade e importância para o cenário artístico-cultural, se apresentou em festivais na França em 2014 e na Itália em 2015.

O grupo marca a sua passagem pela Ásia com grandes espetáculos na Coréia do Sul e garantiu este grande resultado para a nação brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio