TCE-MT lança curso de extensão GRATUITO sobre Cidadania e Controle Social

Fonte: site do TCE


A | A


O Curso de Extensão: Cidadania e Controle Social voltado para a melhoria dos resultados da gestão pública e capacitação de conselheiros dos conselhos de Políticas Públicas do Estado e dos municípios foi aberto nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Estavam presentes representantes de oito universidades de Cuiabá e Várzea Grande, quatro conselhos estaduais e 24 conselhos municipais de Cuiabá e Várzea Grande. Participaram também representantes de creches, escolas públicas e municipais, sindicatos e secretarias de Estados e dos Municípios. 


O curso de extensão terá 100 horas com disponibilidade para 1,5 mil inscrições, sendo que até agora já foram inscritos 300 pessoas. As inscrições podem ser feitas (AQUI) até o dia 15 de julho. No dia 28 de julho acontecerá a aula inaugural a partir das 14h30, no Auditório da Escola Superior de Contas (TCE-MT). Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

A supervisora do curso e secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Cassyra Vuolo, explica que o curso trata de um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que visa proporcionar a aproximação da sociedade com o Estado. "Precisamos estimular a compreensão da importância do exercício do controle social dos recursos públicos e estreitar as relação necessárias e legal deste controle com demais controles internos e externo", disse. 

A professora da UFMT que elaborou o conteúdo do curso, Dra Claudia Oneida, conta que tem tido contato direto com os conselhos de políticas públicas de Cuiabá e Várzea Grande. "Realmente existe uma necessidade muito grande de treinamento para que possam agir como fiscalizadores e auxiliares da gestão pública. Tem que colaborar também e não só criticar. Eles têm que verificar as despesas feitas pelo Executivo e se está dentro do planejado. É a função de um conselho. São representantes da comunidade", explica. 

O curso tem dois momentos presenciais: a abertura e o encerramento, previsto para o dia 01/11, data final para entrega dos trabalhos finais pelos cursistas. De 17/11 a 01/12 é o prazo para apresentação da lista dos cursistas aprovados no site do TCE-MT. O curso funciona na modalidade à distância, conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem. A coordenadora da área EAD no convênio TCE/ UFMT, Rosana Abutakka explica que a UFMT é pioneira nesse tipo de aprendizado à distância e o curso pode ser acessado com facilidade, inclusive para tirar dúvidas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL