OFICINA INCENTIVO AO ACESSO À INFORMAÇÃO E À CONSCIÊNCIA CIDADÃ

Conselheiros de políticas públicas e temáticas, ouvidores, controladores internos e representantes do Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) da Prefeitura de Várzea Grande participam no próximo dia 14 de junho, a partir das 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Defesa Social, da oficina de capacitação promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã”.

O objetivo da oficina é de estimular a participação dos Conselhos de Políticas Públicas no processo de elaboração do Plano Estratégico de Várzea Grande, bem como a transparência das informações nos órgãos públicos. 

A capacitação possibilita também fortalecer os Conselhos Tutelares o que contribuirá para a eficácia do exercício de suas atribuições em defesa da sociedade. 

Dentro do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), Várzea Grande possui cinco eixos e o que remete ao “Incentivo de Acesso à Informação e à Consciência Cidadã” sendo o eixo 2. 

O PDI - O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos resultados da gestão, em benefício da sociedade. O PDI foi concebido a partir de cinco projetos interligados: Projeto 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e à Distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; Projeto 5 – Modernização Institucional.

Em Várzea Grande, além da sociedade civil organizada, participam os conselhos da Criança e do Adolescente, do Idoso, de Assistência Social, da Mulher, Tutelares, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Defesa do Consumidor e Fundo de Habitação.

O evento ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Defesa Social, no dia 14 de junho a partir das 8h. A Secretaria fica localizado na Avenida Feb, nº 2051, bairro Ponte Nova. Confira abaixo a programação:

14/06 – Quarta-feira

8h – Abertura

8h15 – Apresentação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e do Projeto 2 - “Incentivo de Acesso à Informação e à Consciência Cidadã”. Palestrante: Naíse Campos Silva Freire (Secretária de Apoio às Unidades Gestoras do TCE-MT)

8h30 - Oficina de Transparência: “A voz do Cidadão na melhoria da gestão pública”. Palestrante: Yênes Jesus de Magalhães (Secretário Executivo da Ouvidoria Geral do TCE-MT)

8h30 – Oficina com os Conselhos Municipais de Políticas Publicas: “Instrumento de controle social e participação democrática”. Palestrante: Cassyra L. Vuolo (Secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT)

9h20 – “O Planejamento Estratégico nos municípios e sua correlação com os Conselhos Municipais” – Clélia Regina Oliveira de Guimarães (Facilitadora do Planejamento Estratégico do PDI no TCE-MT)

9h50 – Formação dos grupos por áreas temáticas

10h – Trabalho nos grupos

11h20 – sistematização das propostas e aplicação da avaliação reativa

11h40 – Trabalho em plenária

11h50 – Documentação dos resultados

12h - Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL