VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE REDE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL?

A rede é um projeto piloto que acontece em Várzea Grande, MT e em São Luiz, no Maranhão simultaneamente apoiado pela Fundação Itaú e pelo CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, uma Organização Não Governamental.

Uma das finalidades da Rede é potencializar o capital social e ampliar o acesso a diferentes formas de aprendizagens, além de conscientizar a população local de que políticas públicas são do município e voltadas para ela.

E o que eu tenho a ver com isso? Porque participar dessa rede?

Se sou educadora tenho acesso a capacitação profissional que me possibilita pensar a criança como sujeito de direitos, crio espaço para a aluna ou o aluno refletir sobre a escola, quando ajudo no alinhamento da ação entre escola e organização colaboro no aumento do rendimento escolar, havendo mais chances de aproximar da família e tê-la como parceira.

Se sou funcionária da Assistência ou da Saúde ou simplesmente pertenço a sociedade civil também recebo capacitação e ajudo na integração entre organizações e poder público, dando visibilidade ao trabalho da Escola, das ONGs, colaboro na garantia do cuidado da criança e partilho espírito de criatividade, saindo da zona de conforto, da posição de expectadora e passo a fazer parte da construção desse alicerce que é o fortalecimento da Educação Integral no município, que será a base para a transformação de uma comunidade, de um Estado, quiçá da nação, pois, como ensina Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." 

A ONG LÍRIOS foi convidada a participar da formação dessa Rede. Algum tempo depois atendeu ao edital de chamamento da Fundação Itaú Social para execução de um projeto social, sagrando-se selecionada juntamente com outras entidades da sociedade civil.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL