VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE REDE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL?

A rede é um projeto piloto que acontece em Várzea Grande, MT e em São Luiz, no Maranhão simultaneamente apoiado pela Fundação Itaú e pelo CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, uma Organização Não Governamental.

Uma das finalidades da Rede é potencializar o capital social e ampliar o acesso a diferentes formas de aprendizagens, além de conscientizar a população local de que políticas públicas são do município e voltadas para ela.

E o que eu tenho a ver com isso? Porque participar dessa rede?

Se sou educadora tenho acesso a capacitação profissional que me possibilita pensar a criança como sujeito de direitos, crio espaço para a aluna ou o aluno refletir sobre a escola, quando ajudo no alinhamento da ação entre escola e organização colaboro no aumento do rendimento escolar, havendo mais chances de aproximar da família e tê-la como parceira.

Se sou funcionária da Assistência ou da Saúde ou simplesmente pertenço a sociedade civil também recebo capacitação e ajudo na integração entre organizações e poder público, dando visibilidade ao trabalho da Escola, das ONGs, colaboro na garantia do cuidado da criança e partilho espírito de criatividade, saindo da zona de conforto, da posição de expectadora e passo a fazer parte da construção desse alicerce que é o fortalecimento da Educação Integral no município, que será a base para a transformação de uma comunidade, de um Estado, quiçá da nação, pois, como ensina Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." 

A ONG LÍRIOS foi convidada a participar da formação dessa Rede. Algum tempo depois atendeu ao edital de chamamento da Fundação Itaú Social para execução de um projeto social, sagrando-se selecionada juntamente com outras entidades da sociedade civil.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio