Resgate histórico da Defensoria Pública de Mato Grosso(parte I)


            Faltam aproximadamente 40 dias para a Defensoria Pública de Mato Grosso completar 20 anos de existência. Vou relatar aqui alguns fatos que não viram notícias porque interessa mais para alguns setores da mídia divulgar vantagens e benefícios dos funcionários públicos do que as dificuldades que enfrentam e os acontecimentos que são relevantes para a população.
            Em 2005 o núcleo de Várzea Grande foi transferido do antigo endereço para a atual sede e de lá para cá, a estrutura física não mudou quase nada, muito embora o número de atendimentos tenha aumentado exponencialmente devido à crise que atinge o país.
            A placa indicativa é a mesma da inauguração, as paredes externas mantêm a mesma tinta de 14 anos atrás. A minha sala onde trabalham dois estagiários, um assistente e eu, só tem persiana, pintura conservada, papel de parede, impressora com tinta, internet, água mineral e lenço de papel para enxugar as lágrimas dos nossos assistidos porque eu pago por esses itens com dinheiro do meu bolso. O sofá e todos os móveis que guarnecem o recinto são os mesmos da época da mudança. Café e açúcar há muito tempo passaram a ser artigos de luxo e nos quotizamos para comprá-los. Para conseguir trabalhar após alguém utilizar um dos banheiros de uso comum é preciso esguichar um aromatizador de ambientes sem dó e isso é pago com meu salário.
            No final do ano passado tivemos sucessivas quedas de energia em razão de que a rede não comporta mais o número de equipamentos de informática que a sobrecarrega, o que ocasionou a suspensão do atendimento ao público por alguns dias seguidos.
            A grama em volta da nossa sede muitas vezes cresceu tanto e sem poder renovar contrato com empresas terceirizadas tivemos que apelar para a secretaria de serviços públicos do município para apará-la. A limpeza da parte interna foi assumida pelas egressas do sistema prisional.
            E não pense que é má gestão do dinheiro público porque todos os administradores (salvo apenas um) e coordenadores que estiveram à frente da nossa instituição e do núcleo de Várzea Grande, souberam aplicar muito bem os parcos recursos repassados à Defensoria Pública gerindo com competência valores absurdamente menores do que aquilo que realmente necessitamos. Então... esses pequenos detalhes não viram notícias...
            Sabe o que mais não vira notícia? Quando conseguimos liminares para internação em UTIs de pessoas pobres que não têm como pagar planos de saúde restando ir para a fila do SUS em busca de atendimento. Se o Governo edita um decreto emendando os feriados, vira notícia, mas não vira notícia os plantões que fazemos aos finais de semana e feriados prolongados incluindo Natal e Ano Novo onde realizamos audiências de custódia.
            E por falar em audiências de custódia, que são atos presididos por juízes, mas que foram criados pelo Congresso Nacional (deputados e senadores que você votou – isso também não vira notícia) para aumentar vagas no sistema prisional porque o Poder Executivo não deseja fazer investimento em construção de presídios (isso também não vira notícia) e porque a mesma população que anseia pelos bandidos irem para cadeia não querem estabelecimentos penais na sua cidade em razão de tirarem a paz e a tranquilidade dos cidadãos de bem e de bens.
            Rafael Hitlodeu em diálogo com Tomás Morus, no livro A Utopia – O tratado da melhor forma de governo – faz a seguinte observação: “Quem é o mais apressado em subverter o estado de coisas existente, senão o que está descontente com sua sorte? Quem se lança mais temerariamente no caminho da revolução senão quem nada tem a perder e espera ganhar com a mudança?” Mas era só um Estado imaginário, não devemos nos preocupar com isso.  
            No dia 24 de fevereiro a Defensoria Pública de Mato Grosso como aniversariante que é e pelo serviço que presta: acesso da população carente à Justiça deste rico Estado da soja, aguarda por um presente.
Tânia Regina de Matos
É defensora pública em Várzea Grande, mestranda em Política Social pela UFMT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL