O que é hétero-cis-normatividade

        Li um post no blog Diário de uma feminista e nele Lizandra Souza explica que nossa sociedade é hétero-cis-normativa. Isso significa que a heterossexualidade e cisgeneridade são compulsoriamente impostas.  
      Há um sistema social que designa todo mundo como sendo hétero-cis antes mesmo do nascimento e posteriormente tudo o que foge disso é considerado anormal, imoral e, em muitas sociedades, ilegal.  
         Desde o ultrassom, quando o sexo do bebê é identificado (pênis ou vagina) há imediatamente uma marcação sexual e de gênero: se tem vagina, vai ter que ser menina, se comportar como foi concebida, e por isso, vai ter que gostar de menino; se tem pênis, vai ter que ser um menino, se comportar como foi concebido, e por isso, vai ter que gostar de menina.
      Quando cresce passa a se designar/manifestar o contrário do que lhe foi atribuído no nascimento, a sociedade não aceita. Discrimina, julga, condena, exclui, marginaliza, em muitos casos até mata. 
      Toda orientação sexual e manifestação de identidade de gênero que fuja do que é pré-estabelecido pela hétero-cis-normatividade é condenável e passível de discriminação. Daí a opressão que lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, assexuais e pansexuais sofrem (LGBT+fobia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio