Destino Ciudad de México, Playa De Carmen e Cancún

Estive no final do ano passado visitando esses destinos com minha família. Se gostei? Até agora ainda ainda não consegui responder com certeza a essa pergunta. Eu realmente tenho dúvidas se tive mais momentos de descontração ou de estresse. 

Vamos aos fatos: embarcamos dia 26/12 em Guarulhos e chegamos dia 25/12 por volta das 17h00 em Ciudad do México. Assim que desembarcamos localizamos o transfer já contratado no Brasil. Fomos informados pelo guia que era inverno e que estaríamos indo para um ponto mais alto da cidade, localizado do lado oposto ao aeroporto, num bairro denominado Santa Fé, onde a temperatura durante a madrugada poderia chegar até 3 graus. Hã? Na mala roupas leves para curtir o calor do litoral.

Por volta das 20h00 a van nos deixou no hotel Sheraton, três horas depois, isso porque a cidade estava vazia, pois, os moradores privilegiados da capital foram passar o réveillon na praia.





A Ciudad de México e a sua região metropolitana, nomeada oficialmente como "Zona metropolitana do Vale do México, reúne mais de 40 municípios além da capital, abriga mais de 20 milhões de habitantes (dados de 2010), ou seja, quase o dobro da população da cidade de São Paulo.  

No dia 28/12 fomos ao Centro Histórico e lá conhecemos: Coyocan: Lugar dos Coiotes, Plaza de los Coyotes, Iglesia de San Juan Bautista e Frida Kahlo (só a parte externa) pois, a fila estava imensa. Diante do tempo de espera que teríamos que encarar, optamos por conhecer o Museo Diego Rivera e não nos arrependemos. Um verdadeiro banquete de arte: para todos os lados que olhássemos encontrávamos uma obra de soltar aos olhos. O teto era cheio de mosaicos, o piso tinha pedras cuidadosamente desenhadas, de lado estátuas, cada canto do castelo era encantador!

Portal da cidade



Depois de conhecer o espaço de Rivera nos dirigimos ao Estádio Olímpico Universitário. México fez história tendo sido palco dos primeiros Jogos Olímpicos realizados em continente americano sem ser nos Estados Unidos, em 1968 e ter oportunizado a primeira mulher a acender a pira olímpica: Enriqueta Basílio, tinha 20 anos, quando isso aconteceu. Nesse lugar avisamos que estávamos com fome e queríamos almoçar...era por volta das 14h.

 


Ainda estivemos no Canal Xochimilco para passear numa embarcação chamada de Traquineira, que nada mais é do que uma canoa muito colorida, conduzida por um local com ajuda de um remo.

Almoçamos por volta das 17h no Sanborns Restaurante. Tudo é longe na Cidade do México e o trânsito é pesado, portanto, se estiver com vontade de fazer xixi, não segure, se estiver com fome, coma... Não espere fazer uma refeição logo depois que você avisar que deseja comer. As coisas não funcionam assim lá. Não se para em qualquer lugar, demora para chegar nos locais onde tem bons restaurantes por causa dos engarrafamentos.





No dia seguinte estivemos no Shopping Garden Santa Fé, um shopping subterrâneo. Em cima fica um jardim e embaixo as lojas.

                                                                   Plaza de las três Culturas

No dia 30/12 conhecemos a Plaza de las Três Culturas, só do lado externo, porque para conhecer a praça mais de perto, ou seja, passar pela mureta que a cerca, teríamos que agendar com antecedência.





Fomos conhecer os artesanatos locais e experimentar Mezcal, uma bebida típica e a Basílica de Guadalupe pela manhã. Almoçamos no Restaurante El Jaguar,  na parte da tarde visitamos Teotihuacan (Cidade dos Deuses), as Pirâmides do Sol e da Lua.

No dia 31/12 embarcamos para Cancún não para ficar por lá ainda. Primeiro iríamos a Playa Del Carmen, mas para a nossa surpresa, uma pessoa se fazendo passar por alguém da equipe do nosso translado nos abordou e nos encaminhou para uma vendedora de clube de férias. É claro que ela não se identificou como tal. Começou com uma conversa de que estava divulgando um hotel. O assunto nos interessou porque ela nos ofereceu dois passeios que gostaríamos de fazer: Xcaret e Isla Mujeres por preços bem acessíveis. Foi aí que elas nos pegou. Teríamos que ir ao hotel no dia seguinte para tomar um café da manhã ou almoçar gratuitamente, o taxi seria por conta do hotel. Chegamos a pensar em não ir, mas precisavamos buscar os vouchers, pois, pagamos pelos dois passeios. Infelizmente isso nos estressou muito: é um golpe, não há outra palavra que se encaixe no que essas pessoas fizeram conosco. Praticamente perdemos o nosso primeiro dia do ano, pois, ficamos dentro do hotel ouvindo os vendedores tentando nos convencer de que comprar o clube de férias deles seria algo maravilhoso. Eles tentam várias táticas: não caiam nessa!!! É golpe. Ao chegarmos no Brasil a nossa agente de viagem disse que um cliente dela pagou 70 mil por um clube desse e só conseguiu usar uma única vez num lugar que ninguém conhece e tem pouco procura. Todos os hotéis que ele gostaria de conhecer nunca estavam disponíveis. 





O hotel HM em Playa del Carmen é muito agradável. Muito verde em volta da piscina e um café da manhã muito bom. Almoçamos no 50 Friends: horrível e carro.

No dia 02/01 formos ao Parque Xcaret. Sim, absolutamente imperdível. Não dá para descrever a quantidade de atrações que existe lá. Você não vai se arrepender. Variedades de opções de restaurante, comida farta e de boa qualidade. Bem em frente ao hotel HM tem um restaurante pequeno chamado Sabrina: vá, é bom e barato.

No dia 03/01 fomos a Cozumel de catamarã e nos despedimos de Playa del Carmen.









Do dia 04 até o dia 07/01 nos hospedamos no Grand Royal Hotel Cancún (all inclusive), portanto, não há muito o que descrever. Fomos ao centro de Cancún duas vezes caminhando porque é muito perto deste hotel. Então foi isso: muita propina (gorjetas) para tudo, inclusive nos hotéis all inclusive. Por tudo isso prefiro República Dominicana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL