Cambiar no és fácil

Resumi parte de um texto de Ladislau Dowbor: Cambiar no és fácil: Luciano Junqueira, e digo que se mudar não é fácil, resumir também não é. Principalmente um texto muito rico em que você concorda com cada palavra. 

"Em seu estudo, Luciano Junqueira traz uma filosofia do desenvolvimento que ultrapassa amplamente as visões estreitas do crescimento do produto interno bruto PIB, do chamado dinamismo econômico, e empreendedorismo e semelhantes. Trata se de pensar bem-estar das famílias, não como receptoras passivas de boas políticas, mas como protagonistas sujeitos das transformações sociais. A sociedade somos nós.

O município é o espaço onde a atuação do estado ganha em concretude e se encontra com o cidadão. Não basta que as políticas respondam às nossas necessidades. É vital para nós o sentimento de sermos em boa parte donos dos nossos destinos, construtores do bem estar das nossas comunidades. Os beneficiários das políticas sociais se transformam em sujeitos dessas políticas.

A descentralização aparece como fundamental, constitui um instrumento de expansão da lógica democrática o que possibilita a criação de novas instâncias de negociação e, de reordenamento da estrutura organizacional. Essa nova organização mais permeável às demandas do cidadão permite que se incremente a equidade através da articulação e implementação de políticas de desenvolvimento.

A descentralização e apropriação das políticas em nível local permite por sua vez a integração das políticas. É uma nova lógica que determina a atuação das organizações municipais, que deixa de se orientar pela especialização, pela setorialização e pela autonomização, e sim por uma elaboração integrada de saberes e de percepções do homem e da sua realidade social. As políticas se tornam realmente funcionais quando se sustentam umas nas outras."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL