VAMOS FAZER BONITO: protegendo crianças e adolescentes.

 


Após os Encontros Territoriais da RTE-VG realizados em 2019/2020 foi detectado um fenômeno denominado “auto-mutilação” entre os adolescentes de Várzea Grande.

Preocupada com o alcance e consequências dessa prática, a RTE-VG  buscou   alternativas diferenciadas   do   atendimento   psicológico tradicional  (individualizado) e encontrou Tarik Fraig filósofo que desenvolveu uma metodologia ágil e coletiva.

No dia 06/05 a RTE-VG lançou o Projeto Jardim Filosófico durante   o  I   Encontro   Ampliado   de   2021 cujo tema abordado foi: Educação Popular - A metodologia freireana aplicada na Educação Integral.  O projeto Jardim Filosófico visa abranger os quatro territórios: Centro Sul, Leste, Norte e Oeste, e alcançar 40 adolescentes entre 14 e 17 anos e 11 meses, matriculados em 2 turmas de 20 cada. Quer saber mais? Assista ao encontro aqui Portanto, serão 10 semanas a partir da data em que iniciar o primeiro, uma vez por semana, no contraturno escolar.

Garantindo   a   segurança   dos adolescentes neste período de crise humanitária, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação se uniram  nessa parceria com a RTE-VG tendo   em   vista   a   necessidade   dos   jovens  acessarem os   recursos tecnológicos para participar dos encontros “on line” através de uma plataforma, de preferência em local mais próximo possível de suas residências.  Os recursos para remuneração do professor Tarik e o material didático ficará a cargo da RTE-VG e as secretarias municipais serão parceiras oferecendo o espaço, equipamentos e internet banda larga para que os jovens possam participar dos encontros.

Vamos fazer bonito: protegendo crianças e adolescentes – reunião técnica e colaborativa

Programação provisória, sujeita a alterações:

7:30 Acolhida – apresentação dos participantes.

8:00 Abertura: Secretaria da Secretaria de Assistência Social Eliamara Zeferini: O papel do Jardim Filosófico no Caderno II.

8:15 Vídeo

8:20 Palestra com CMDCA voltada para Conselhos Tutelares de Várzea Grande - O cenário Várzea Grandense no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

8:40 Palestra com Clayse Moreira – Coordenadora Técnica do CEDECA (Centro de Defesa da Criança e Adolescente do Rio de Janeiro, organização que integra o Conselho da Rede Não Bata Eduque e da ANCED- Associação Nacional dos Centros de Defesa; Mestre em Políticas Públicas e formação Humana/UERJ; especialista em Psicologia Jurídica.

9:10 Perguntas às palestrantes

9: 25 Considerações Finais e Avaliações

9:30 Encerramento

Transmitido pelo CANAL DO YOUTUBE DA RTE-VG interagindo com os participantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL