Raízes da prostituição


Segundo Alexandra Kollantai a prostituição é um fenômeno social complexo e suas raízes são econômicas. Ela afirma ainda que  a prostituição é algo que fere o coletivo, é um mal e se tornou extremamente difundido, mas varreu-se para de baixo do tapete. A prostituição  ameaça o sentimento de solidariedade entre os homens e mulheres. Está intimamente ligada à renda não produtiva e prospera numa época dominada pelo capital. 

As prostitutas, sob o ponto de vista da socialista, são mulheres que vendem seus corpos pelo benefício material – por comida decente, por vestimentas e outras vantagens; as prostitutas são todas aquelas que evitam a necessidade de trabalhar dando-se para um homem, seja em uma base temporária ou por toda a vida. 

A autora vai mais longe quando diz que a prostituição surgiu nos primeiros Estados como a inevitável sombra da instituição do casamento, a qual foi projetada para preservar os direitos à propriedade privada e garantir a herança de propriedade através de uma linhagem de herdeiros legítimos. O mundo antigo tratava a prostituição como o complemento legal das relações familiares exclusivas. 

Nos séculos XIX e XX a prostituição assume proporções ameaçadoras pela primeira vez. A venda da labuta da mulher, que é íntima e inseparávelmente conectada com a venda do corpo feminino aumenta constantemente, levando a uma situação onde a respeitada esposa de um operário, e não somente a garota abandonada e “desonrada”, se junta às fileiras das prostitutas: uma mãe pelo bem de seus filhos, ou uma jovem moça pelo bem de sua família. Este é o horror e a desesperança resultantes da exploração do trabalho pelo capital. Quando a renda de uma mulher é insuficiente para mantê-la viva, a venda de favores parece uma possível ocupação subsidiária. Em tempos de crise e desemprego o número de prostitutas aumenta imediatamente. (Kollantai, 1921)

A autora lista como fatores responsáveis pela prostituição: baixos salários, desigualdades sociais, a dependência econômica das mulheres pelos os homens, e o costume nocivo pelo qual as mulheres esperam ser apoiadas em troca de favores sexuais ao invés de em troca do seu trabalho. A pessoa que não trabalha e vive de outra pessoa ou de renda não produtiva afeta a coletividade e a república. Deve-se lutar contra a prostituição como forma de deserção do trabalho.

Um homem que compra os favores de uma mulher não a vê como uma  uma pessoa com direitos iguais. Ele vê a mulher como dependente dele, como um produto e como uma criatura desigual de uma ordem inferior que é de menor valor. O desprezo que ele tem pela prostituta, cujos favores ele comprou, afeta sua atitude com todas as mulheres. (idem)

O atraso político das mulheres e sua falta de consciência social é uma segunda razão para a prostituição.  A melhor forma de combater a prostituição é elevar a consciência política para as amplas massas de mulheres.( idem)

As mulheres devem trabalhar em conjunto com a educação para motivar a questão da correta organização da educação sexual nas escolas, discutir e incentivar leituras sobre e casamento, a família e a história do relacionamento entre os sexos, destacando a dependência desse fenômeno e da própria moralidade sexual de fatores econômicos. (idem) 

A prostituição é um ato aberto de calculismo material que não deixa espaço para considerações de amor e paixão. Onde a paixão e a atração começam, a prostituição termina (idem).

Referência: KOLLANTAI, Alexandra. In A prostituição e as maneiras de combatê-la, durante a Terceira Conferência de toda Rússia de Líderes dos Departamentos Regionais das Mulheres, em 1921Fonte: Que Cem Flores Desabrochem! Que Cem Escolas Rivalizem! e Nova Cultura. Tradução: Henrique Vilhena e Glauco Lobo HTML: Fernando Araújo.

Agora que você conhece algumas ideias de Alexandra Kollantai, diz aí ela era ou não uma visionária?       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL