Rituais de passagens

Porque ainda hoje os rituais de passagens são realizados? Qual a importância de você participar da solenidade de troca de faixa do caratê ou outra arte marcial de seu filho? Porque algumas religiões adotam o exame espiritual? 

Segundo James Hollis, no livro Encontrando aignificado na segunda metade da vida, as passagens essenciais têm sido universalmente observadas. As culturas tradicionais criaram ritos comunais para apoiar a passagem de uma pessoa através desses tempos, ritos que forneciam um conjunto vibrante de imagens mitológicas capazes de transformar a perda do velho num domínio de significado maior e transcendente. Em nossa era, contudo, tal apoio, tais ritos de passagem foram geralmente perdidos ou enfraquecidos, e isso deixa o indivíduo à deriva, desorientado e sozinho. Tais ritos multiculturais de passagem sempre foram fundamentos em imagens transcendentes e em histórias sagradas da tribo; portanto, dizia-se: “Fazemos isto, ou entendemos isto, ou praticamos isto, como primeiro prescrito e ordenado por nossos deuses e ancestrais, e nosso reordenamento hoje espelha e energiza seus paradigmas significativos para nós.”

(...) A característica mais comum desse tipo de passagem, a despeito da história diferente que cada um de nós incorpora, é a desconstrução do falso self – os valores e as estratégias derivadas de internalizar as dinâmicas e mensagens de nossa família e cultura. Mesmo assim cada pessoa é convidada a desenvolver uma nova identidade, novos valores, novas atitudes em relação ao self e ao mundo, que com frequência se colocam em completo contraste com a vida vivida anteriormente a essas intimações. Na falta da tribo, o ritual semanal da análise com o terapeuta torna-se o apoio do rito de passagem para alguns.”

O ritual de passagem traz uma responsabilidade a mais para quem está recebendo o título. Para o(a) atleta significa que ele(a) mudou de nível, para os religiosos quer dizer que se transformaram, ou seja, mataram o "homem velho" ou a "mulher velha" e se transformaram em homem e mulher nova. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio