Você sabe o que é FBPF?

Bertha Luz fundou a primeira sociedade feminista brasileira e seu contato com a americana Carrie Chapman Catt durante a Conferência Pan-Americana de Baltimore desencadeou a organização de mulheres para a defesa de seus interesses surgindo assim a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF). A instalação oficial aconteceu em 1922, no Rio de Janeiro. Sete itens integravam suas finalidades:

1. promover a educação da mulher e elevar o nível da instrução feminina;

2. proteger as mães e a infância:

3. obter garantias legislativas e práticas para o trabalho feminino;

4. auxiliar as boas inicitativa da mulher e orientá-la na escolha de uma profissão;

5. estimular o espírito de sociabilidade e de cooperação entra as mulheres e interessá-las pelas questões sociais e de alcance público;

6. assegurar à mulher os direitos políticos que a nossa Constituição lhe confere e prepará-la para o exercício inteligente desses direitos;

7. estreitar os laços de amizade com os demais países americanos, a fim de garantir a manutenção perpétua da Paz e da Justiça no hemisfério Ocidental. (Heleieth Saffioti, 2013, A Mulher na Sociedade de Classes - Mito e realidade)

Quase cem anos depois, a LÍRIOS tem em seu estatuto 8 objetivos bem semelhantes a estes... E aí? Vamos esperar mais um século para melhorar a vida das mulheres?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL