Relatório de Pesquisa por Tânia Regina de Matos

 

1) Informe os dados do trabalho lido no formato ABNT

ALEIXES, RITA DE CÁSSIA LEVENTI. Justiça climática e educação ambiental nas teias do Fórum de Direitos Humanos e da terra de Mato Grosso. Dissertação (Mestrado). Cuiabá–MT. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Repositório: Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. Acesso em https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMT_373302f9a785ccc2c1fa34027441db8a 10 de out de 2023.

2) Por qual motivo você selecionou esse trabalho?

Porque nasci em Mato Grosso e estou muito preocupada com o futuro do Estado. Este ano fui designada pela Defensoria Pública do Estado da qual sou membro, para integrar o conselho deliberativo do Programa de Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos, oportunidade em que tive acesso ao acervo de relatórios produzidos pelo Fórum de Direitos Humanos e da Terra. Dentre outras conclusões, pude constatar que a crise climática é resultado do acesso desigual à terra. Quero poder contribuir de alguma forma para amenizar os problemas ocasionados pelos conflitos fundiários.

3) A pesquisa selecionada versa sobre qual tema?

Justiça climática e educação ambiental

4) Consegue identificar qual(is) o(s) problema(s) da pesquisa? Se sim, quais foram?

Identifiquei que um dos problemas é compreender como a população percebe a mudança climática. O outro é verificar se a população associa as temáticas Justiça Ambiental e as Mudanças do Clima e se elas se relacionam transversalmente com os direitos humanos.

5) O problema de pesquisa está recortado (em termos temporais, espaciais e temático)? Justifique

Sim, está recortado em termos temporais porque em 2011 entidades em defesa dos direitos humanos fundaram o FDHT (Fórum de Direitos Humanos e da Terra) propondo a inclusão do meio ambiente como elemento essencial à efetivação dos direitos humanos. A partir de então, as lutas desse movimento social têm como prioridade inibir desigualdades entre regiões ou grupos sociais no Estado de Mato Grosso. O tema abrange Justiça Climática, Educação Ambiental e Direitos Humanos.

 

6)- Está claro quais as referências teóricas que fundamentam o problema de pesquisa? Se sim,  quais são?

FREIRE, Paulo, GOHN, Maria da Glória, SCHERER-WARREN, Ilse e SATO, Michèle.

7)- Houve justificativa da importância do tema e do problema? Resuma

A justificativa foi a preocupação da pesquisadora com as ações sociais voltadas à compreensão coletiva sobre os fatores que provocam as alterações climáticas e as consequências oriundas dessas causas, em âmbito regional, trazendo clareza a respeito da importância dos movimentos sociais abordar temas como a Justiça Climática (JC) e a Educação Ambiental (EA), para construir e efetivar políticas públicas.

8)- A pesquisa formula hipóteses sobre o problema investigado? Se sim, quais

Não.

9)- Quais as ferramentas de pesquisa foram adotadas no trabalho (revisão bibliográfica, entrevistas, observação participante etc.)?  A abordagem foi quantitativa  e/ou qualitativa? Explique e exemplifique.

As ferramentas utilizadas foram: revisão bibliográfica, entrevistas e observação participante. A abordagem foi qualitativa. A própria pesquisadora na introdução de sua dissertação escreveu: “Entre as variadas formas de pesquisa qualitativa, inspiramo-nos na pesquisa participante como instrumento de conhecimento e compreensão crítica de eixos e esferas da realidade cotidiana...”

Além disso ela trouxe vários trechos das entrevistas para ilustrar a sua investigação:

“Entre os entrevistados, cinco afirmam compreender o meio ambiente, pautando-se na classificação de Sauvé (2005, p. 318), como biosfera, espaço em que se vive juntos, “[...] a terra como uma matriz de vida, esse jardim compartilhado que alimenta o universo simbólico de inúmeros povos [...]”. Adiante, trechos de algumas dessas entrevistas:

[...] um espaço essencial, onde os outros direitos desses povos vão se dá, então, o laço principal é o território [...] (Gilberto Vieira, CIMI).

[...] esse território enquanto espaço de reprodução de vida, reprodução culturais, de convivência como outro e com o meio em que a pessoa vive [...] (Roberto Rossi, CBFJ).

[...] no sentido mais amplo, um dos elementos fundamentais, ambiente como espaço de vida, de cultura, de relação, de construção social. É o local onde a vida acontece (Paulo Cesar, CPT).

[...] o ser humano não está por estar aqui neste lugar, [...] ele veio com as condições favoráveis para existir aqui, junto com todos os seres vivos. São os direitos também da terra que devem ser respeitados, porque também deve-se respeitar a vida de todos (Denize Amorim, IC).”

10)- A metodologia adotada pelo/a pesquisador/a guarda pertinência com o problema de pesquisa? Fundamente a resposta

Sim guarda. Nas palavras de Silveira e Cordova, 2019, na pesquisa qualitativa o investigador é ao mesmo tempo sujeito e objeto da pesquisa, além do que ela também foi observadora participante utilizando-se dessa estratégia para criar conhecimento social e ao mesmo tempo participar de processos relevantes de uma ação transformadora, pois, como jurista pode contribuir na sistematização de um Seminário de Direitos Humanos, por exemplo.

 

11)- Você conhece a bibliografia utilizada pelo/a autor/a? Se sim, quais títulos?

Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido. Ilse Scherer-Warren, não a obra que ela utilizou, mas li vários artigos em que ela fala sobre rede e incidência política. Maria da Glória Gohn: Movimentos Sociais e redes de mobilizações civil no Brasil contemporâneo.

12) Das referências bibliográficas utilizadas na pesquisa, você acha que tem alguma que pode ser interessante para uma pesquisa sua? Se sim, quais?

Todas as obras que ela citou na dissertação desses autores.

13)- Você conseguiu acesso às bibliografias que selecionou na pergunta anterior?

Algumas eu tenho, outras vou adquirir.

14)- Ao ler a pesquisa, com o que você acha que ela contribui para formular o seu próprio projeto de pesquisa?

Acho que contribuiu com muita coisa, principalmente a forma de abordar os entrevistados. Estou muito interessada na temática dos conflitos fundiários e o resultado danoso que isso provoca no meio ambiente. Comecei a ler sobre esses assuntos e creio que já estou construindo no campo das ideias o meu projeto de pesquisa que abordará o direito humano ao meio ambiente equilibrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL