Destino Chapada Diamantina, BA

Estivemos entre os dias 01 a 05 de julho visitando a Chapada Diamantina. A área total do Parque Nacional tem 152 mil hectares distribuídos pelos municípios de Lençóis, Mucugê, Ibicoara, Andaraí e Palmeiras.

Escolhemos a agência Discover para o transfer de Vitória da Conquista, cidade que fica a 408 quilômetros de Lençóis, de onde partimos para os pontos turísticos. Nos instalamos na Pousada da Rita, a proprietária é muito acolhedora e simpática.

O custo dos passeios é bem acessível se comparado com os atrativos de Jaciara ou Barra do Garças, que ficam aqui no Mato Grosso.

No primeiro dia, pela manhã, estivemos na Fazenda Lapa Doce, onde conhecemos a Caverna de mais de 700 metros de extensão que tem o mesmo nome, ao final almoçamos no Restaurante à quilo localizado na sede da fazenda.

Foto tirada próxima a uma dolina de 72 metros de profundidade

Mandacaru localizado no caminho da caverna.

Entrada da Caverna Lapa Doce

No período da tarde, fomos conhecer a Fazenda Pratinha

Local de onde começa a flutuação.

Por volta das 14h fizemos a visita na Gruta Azul

E no final da tarde fomos ao Morro do Pai Inácio

Onde curtimos o Por do Sol

Paisagem belíssima

Mais uma visão panorâmica

No dia seguinte fomos até o Poço Encantando, um lugar para contemplação. Simplesmente lindo! A melhor época do ano é no mês de julho em razão dos raios solares que adentram a caverna onde o atrativo fica localizado.

Após a visita no Poço Encantando fomos almoçar no restaurante da dona Alice (à quilo), onde fica localizado o Poço Azul, outro lugar deslumbrante.

No Poço Azul você recebe colete e snorkel para mergulhar.

A água é transparente e a temperatura é 22ºC.

Nesse dia voltamos mais cedo e fomos conhecer a fachada de uma propriedade de Jimmy Page, da banda Led Zeppelin, que hoje está alugada. O astro do rock adquiriu um terreno e constuiu uma casa para poder ser seu refúgio no Brasil, quando começou a namorar uma argentina apaixonada pelo lugar, voluntária de um projeto social para atender crianças.

No terceiro dia, pela manhã, fomos ao Rio Mucugezinho onde fizemos trilha entre as pedras e descemos até o Poço do Diabo.

Poço do Diabo

Outra cachoeira mais abaixo do Poço do Diabo

E finalmente na parte da tarde estivemos no ponto alto do passeio: a Cachoeira do Mosquito, que não tem mosquito e sim uma trilha fantástica, com mirantes de tirar o folêgo pelo caminho.

Essa parte fica em cima. A água que você aí, é que forma a cachoeira da próxima foto.

E você desce nesse lugar para tomar um delicioso e revigorante banho.

E aqui você tem a visão do Mirante da Cachoeira do Mosquito.

Fechamos o circuito visitando o Parque Arqueológico da Serra das Paridas, onde existem figuras rupestres nas rochas.

Minha impressão da viagem foi a melhor possível. Se você gosta de aventura, de contato com a natureza e de trilhas, vá. Não há luxo, você irá se deliciar com o ar puro, com o verde, com a água corrente e com as pessoas acolhedoras. É maravilhosamente desestressante. O nosso guia, Tiago 55(75)98336326, nos falou que se ficassemos um mês, poderíamos conhecer 30 lugares diferentes, pois, há uma infinidade de atrações ainda pouco exploradas em toda a extensão do Parque Nacional, portanto, não pense que conhecerá toda a Chapada Diamatina em uma semana ou dez dias. Voltaremos em breve para fazer o Vale do Pati, que infelizmente não é possível conhecer em apenas 4 dias, como foi nossa rota desta vez. Até breve!