19 de agosto Dia mundial Humanitário - Povos tradicionais veem avanços e desafios em 30 anos da Convenção da OIT

 Por Tânia Regina de Matos, atividade avaliativa da Especialização na UFBA, polo Vitória da Conquista

Segundo o texto, a Convenção 169 tornou obrigatória a consulta prévia aos POVOS INDÍGENAS E TRIBAIS toda vez que quaisquer atividades legislativa ou administrativa for afetá-los, todavia, o artigo não aponta a diferença entre povos indígenas e tribais.

 Povos tribais: quando as condições sociais, culturais e econômicas os distingam de outros setores da coletividade nacional, e que estejam regidos, total ou parcialmente, por seus próprios costumes ou tradições ou por legislação especial, pertinente esclarecer que as comunidades quilombolas são equiparadas aos povos tribais (MAGNO, 2021);

 Povos indígenas pelo fato de descenderem de populações que habitavam o país ou uma região geográfica pertencente ao país na época da conquista ou da colonização ou do estabelecimento das atuais fronteiras estatais e que, seja qual for sua situação jurídica, conservam todas as suas  próprias instituições sociais, econômicas, culturais e políticas, ou parte delas. CRITÉRIO FUNDAMENTAL: é que ambos tenham consciência de sua identidade indígena ou tribal (idem).

 Para variar não há regulamentação do processo de consulta, todavia, a advogada quilombola que comenta a Convenção diz que esse não é o problema, mas sim a falta de boa-fé. Segunda ela a convenção é nítida. Querem regulamentar o processo de consulta, sem ouvir os povos indígenas e tribais.

 O decreto 10.088/2019 foi editado para consolidar atos normativos editados pelo Poder Executivo Federal que dispõem sobre promulgação de convenções e recomendações da OIT, ratificadas pelo Brasil. Muito bem lembrado pelo colega Robson que o decreto 10.088/2019 revogou o decreto 50.051/2004 que promulgava a Convenção 169 da OIT, entretanto, tal Convenção foi novamente promulgada.

 MAGNO, Patrícia. Curso Direitos Humanos Para Defensoras/Es:Ressignificando a Atuação Estratégica. Módulo Direitos Humanos.

 Müller, Cíntia Beatriz. Direitos dos povos e comunidades tradicionais. Salvador: UFBA, Faculdade de Direito; Superintendência de Educação a Distância, 2024.

 https://www.moodle.ufba.br/mod/forum/view.php?id=448944#:~:text=Fonte%3A%20https%3A//agenciabrasil.ebc.com.br/direitos%2Dhumanos/noticia/2021%2D09/povos%2Dtradicionais%2Dveem%2Davancos%2De%2Ddesafios%2Dem%2D30%2Danos%2Dda%2Dconvencao%2D169

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio