19 de agosto Dia mundial Humanitário - Povos tradicionais veem avanços e desafios em 30 anos da Convenção da OIT

 Por Tânia Regina de Matos, atividade avaliativa da Especialização na UFBA, polo Vitória da Conquista

Segundo o texto, a Convenção 169 tornou obrigatória a consulta prévia aos POVOS INDÍGENAS E TRIBAIS toda vez que quaisquer atividades legislativa ou administrativa for afetá-los, todavia, o artigo não aponta a diferença entre povos indígenas e tribais.

 Povos tribais: quando as condições sociais, culturais e econômicas os distingam de outros setores da coletividade nacional, e que estejam regidos, total ou parcialmente, por seus próprios costumes ou tradições ou por legislação especial, pertinente esclarecer que as comunidades quilombolas são equiparadas aos povos tribais (MAGNO, 2021);

 Povos indígenas pelo fato de descenderem de populações que habitavam o país ou uma região geográfica pertencente ao país na época da conquista ou da colonização ou do estabelecimento das atuais fronteiras estatais e que, seja qual for sua situação jurídica, conservam todas as suas  próprias instituições sociais, econômicas, culturais e políticas, ou parte delas. CRITÉRIO FUNDAMENTAL: é que ambos tenham consciência de sua identidade indígena ou tribal (idem).

 Para variar não há regulamentação do processo de consulta, todavia, a advogada quilombola que comenta a Convenção diz que esse não é o problema, mas sim a falta de boa-fé. Segunda ela a convenção é nítida. Querem regulamentar o processo de consulta, sem ouvir os povos indígenas e tribais.

 O decreto 10.088/2019 foi editado para consolidar atos normativos editados pelo Poder Executivo Federal que dispõem sobre promulgação de convenções e recomendações da OIT, ratificadas pelo Brasil. Muito bem lembrado pelo colega Robson que o decreto 10.088/2019 revogou o decreto 50.051/2004 que promulgava a Convenção 169 da OIT, entretanto, tal Convenção foi novamente promulgada.

 MAGNO, Patrícia. Curso Direitos Humanos Para Defensoras/Es:Ressignificando a Atuação Estratégica. Módulo Direitos Humanos.

 Müller, Cíntia Beatriz. Direitos dos povos e comunidades tradicionais. Salvador: UFBA, Faculdade de Direito; Superintendência de Educação a Distância, 2024.

 https://www.moodle.ufba.br/mod/forum/view.php?id=448944#:~:text=Fonte%3A%20https%3A//agenciabrasil.ebc.com.br/direitos%2Dhumanos/noticia/2021%2D09/povos%2Dtradicionais%2Dveem%2Davancos%2De%2Ddesafios%2Dem%2D30%2Danos%2Dda%2Dconvencao%2D169

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL