Crônica da fotografia


Quase não tenho tido tempo de escrever e tampouco de ler, álias, ontem, 07.01 foi o dia do leitor. Parabéns a todos que apreciam a leitura e especialmente aos blogueiros que se comunicam, exemplos de leitores assíduos.
Mas mesmo lendo pouco, recomendo: "Mereça ser feliz", de Ernance Dufox, literatura espírita, não chega a ser auto-ajuda, mas aponta um caminho bastante real para a felicidade. E por falar em espiritismo, ontem também foi o dia da Liberdade de culto, sabia não? Parabéns a todos os cristãos, principalmente à Adriana, do Espírita na Net.
E hoje é dia do fotógrafo.

A primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia foi Joseph Nicéphore Niepce, em 1826. Ele conseguiu reproduzir, após dez anos de experiências, a vista descortinada da janela do sótão de sua casa, em Chalons-sur-Saône.
Por volta de 1822, Niepce já trabalhara com um verniz de alfalto aplicado sobre vidro, além de uma mistura de óleos destinada a fixar a imagem. Com esses materiais, obteve a fotografia das construções vistas da janela de sua sala de trabalho - após uma exposição de oito horas. Contudo aquele, aquele sistema heliográfico era inadequado para a fotografia comum, e a descoberta decisiva seria feita por um cavalheiro muito mais cosmopolita: Louis Daguerre.
Ela ocorreu em 1835, quando Daguerre apanhou uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata, e que apesar de exposta não apresentara sequer vestígios de uma imagem, e guardou-a, displicentemente, em um armário. Ao abri-lo, no dia seguinte, porém, encontrou sobre ela uma imagem revelada. Criou-se uma lenda em torno da origem do misterioso agente revelador - o vapor de mercúrio -, sendo atribuído a um termômetro quebrado. Entretanto, é mais provável que Daguerre tenha despendido algum tempo na busca daquele elemento vital, recorrendo a um sistema de eliminação. Em 1837, ele fá havia padronizado esse processo, no qual usava chapas de cobre sensibilizadas com prata e tratadas com vapores de iodo e revelava a imagem latente, expondo-a à ação do mercúrio aquecido. Para tornar a imagem inalterável, bastava simplesmente submergi-la em uma solução de aquecida de sal de cozinha.
Pode-se perceber que a fotografia não é descoberta de um único homem. Muitas experiências de alquimistas, físicos e químicos sobre a ação da luz, foram de extrema relevância no contexto da fixação de imagens. As descobertas se entrelaçam no mundo de domínio da fotoquímica.
A história da fotografia está, portanto, diretamente ligada ao estudo da luz e dos fenômenos óticos.
Ainda na Grécia antiga, o filósofo Aristóteles (384-322 a.C.) constata que raios de luz solar, durante um eclipse parcial, atravessando um pequeno orifício, projetam na parede de um quarto escuro, a imagem do exterior. Este método primitivo de produzir imagens recebe o nome de câmara escura, usada pela primeira vez com utilidade prática pelos árabes, no século XI, para observar os eclipses.
Nesta primitiva câmara, encontram-se os princípios básicos da câmera fotográfica.
Fonte: www.fotoreal.com.br


Mas continuando... quando não há tempo para ler, nem para escrever o melhor a se fazer é fotografar!
E eu fotografo desde 8 anos. Usei muito o modelo de máquina que ilustra o post. Sou de uma família de fotógrafos: meu pai foi fotógrafo, meu irmão mais velho, meu irmão mais novo, meu filho de 4 anos se diverte com minha máquina, meu marido tem esse hobby e até meu sobrinho anda se aventurando nesta seara, veja algumas fotos no site: www.vgfotomania.com
Hiii... agora que me dei conta, hoje, no dia do fotógrafo, meu sobrinho querido faz aniversário.
Parabéns André!
Um beijo grande desta tia coruja.

Comentários

Lusófona disse…
Oi Tânia!! Tenho uma sobrinha que faz aniversário também nesse dia =P

Na minha família não tem fotógrafos, embora o meu marido adora fotografias e tem jeito ;)

Beijos
Tânia Defensora disse…
Oi Lusófona!
Pois é. Quem não é fotógrafo, se aventura e acaba gostando.
Obrigada pela visita.
Adriana disse…
Oi Tânia!

Que legal, não sabia que no dia 07 de Janeiro comemora-se, entre outras coisas, o dia da Liberdade de culto! É importante lembrarmos que, independente da religião que seguimos, o mais importante é respeitar sempre aqueles que não pensam como nós, afinal, a religião deve servir para aproximar as pessoas de Deus e não ser motivo de discórdia entre elas, não é mesmo? Ah, e muito obrigada mesmo por lembrar de mim, viu? Poxa, fiquei muito feliz... Parabéns a você também!!!

E falando em “dia do leitor”, considero-me agraciada também por esse dia, afinal, adoro ler! E agora estou gostando cada vez mais de escrever também! (já deu pra perceber, né? Rsrs)

Nossa, legal saber que vc fotografa! Acho tão bonito, é uma arte saber captar as imagens, certas fotos tem a capacidade de nos transportar mesmo aos locais fotografados, acho uma boa maneira de expressar os sentimentos, adoro arte, seja fotografia, pintura, e acho que as pessoas que dedicam-se a esse tipo de arte, seja como hobby ou profissão, sempre são muito inteligentes e sensíveis. Ah, falando nisso, vc conhece o blog da Du, o Norte? Dá uma passada lá, acho que vc vai gostar, ela fotografa também (e escreve poesias): http://dullim.blogspot.com/

Ufa, vou ficando por aqui! O pessoal já está me conhecendo por escrever comentários quase do tamanho de um post! Rsrsrs...

Beijos e bom final de semana!
Tânia Defensora disse…
Oi Adriana!
Obrigada pela visita e eu assim como vc adoro ler, portanto, gosto de seus comentários grandiosos.
Beijos
Anônimo disse…
Nossa tia, eu ando tão desligado que nem lembrava que a senhora tinha um blog, estava então dando uma olhada por ai e descobri seu blog.

Adorei a postagem e a sua homenagem a todos esses profissionais que muitas vezes perdem noites para promover a emoção de um momento em uma certa ocasião, porêm naquele instante mágico, atravez de um clique, pode-se aventurar e relembrar o mesmo momento em qualquer dia de nossas vidas.

Muito obrigado pela nossa homenagem!
A senhora sabe que adoro a senhora muito também, sou muito grato por tudo, e quem diria que até seu sobrinho seria um dos mais novos fotógrafos de várzea grande! ha ... tem mais, ainda acho que nessa família, até o meu filhote vai exercer essa profissão, pois adora uma bagunça a noite que você nem imagina,

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL