Ministério da Saúde garante direito à população GLBT de ser chamada pelo nome social nos serviços de saúde

Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais agora têm direito de usar seu nome social nos prontuários de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O direito é garantido pela Carta dos Usuários da Saúde do SUS.

Essa e outras mudanças, como a capacitação de profissionais da saúde sobre conteúdos a respeito desse grupo populacional, estão asseguradas no documento Saúde da População de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, elaborado pelo Ministério da Saúde, sob a coordenação do Departamento de Apoio à Gestão Participativa. O texto ficou pronto em fevereiro de 2008 e traz a posição política do Ministério sobre esse segmento, reconhecendo a discriminação como problema que justifica um olhar diferenciado do SUS sobre o grupo.

Segundo Ana Maria Costa, diretora do Departamento responsável pelo documento, a intenção é modificar a visão de que os problemas de saúde da população GLBTT se restringem apenas à aids. “A saúde desta população é bem mais complexa. São freqüentes os problemas como a violência, a o consumo de drogas, o alcoolismo, a depressão, a discriminação e outras situações de saúde decorrentes da exclusão social, agravadas pela dificuldade de se profissionalizar”, afirma. O apoio à população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais é uma das políticas do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Histórico - Há duas décadas o ministério atende à população GLBTT. No início, o trabalho era voltado apenas para o enfrentamento da epidemia da Aids. Em agosto de 2007, porém, foi realizado o Seminário Nacional de Saúde da População GLBT na Construção do SUS, quando se discutiu a inclusão das demandas das lésbicas nas políticas de saúde da mulher.


Fonte: www.aids.gov.br

Comentários

Taninaaaaaaaaa, que notícia ótima.
Tudo igual, que beleza.
Seria bom se todo mundo entendesse as diferenças.
Beijocas
Maria Fernanda disse…
Viva a democracia!!! Viva aos direitos iguais para todos e todas!
Bjs no seu lindo coração.
Anônimo disse…
oi dra. tânia
estamos com dificuldades financeiras e precisamos urgentemente internar um tio meu,ele já está bastante debilitado e precisa de um tratamento para o alcoolismo.por favor nos dê uma orientação pois não sabemos o que fazer.obrigado
meu e mail:teresanaiane@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio