“Violência Doméstica – Vulnerabilidades e Desafios na Intervenção Criminal e Multidisciplinar”

Será lançado em Brasília, pela editora Lumen Juris,o livro denominado “Violência Doméstica – Vulnerabilidades e Desafios na Intervenção Criminal e Multidisciplinar”, que contam com a colaboração da Juíza de Direito e Promotora de Justiça do Estado de Mato Grosso, Amini Haddad Campos e Lindinalva Rodrigues Corrêa , escrito em parceria com diversos autores reconhecidos nacionalmente em suas áreas de atuação , tais como: Carmen Lucia Antunes Rocha - Ministra do Supremo Tribunal Federal/STF; Lourdes Bandeira – Socióloga. Professora do Departamento de Sociologia/UnB; Fausto Rodrigues de Lima - Promotor de Justiça. Membro do Núcleo de Gênero do MPDFT; Danielle Martins Silva - Promotora de Justiça. Membro do Núcleo de Gênero do MPDFT; Ana Flávia Pires Lucas d’Oliveira – Médica. Professora da Faculdade de Medicina/USP; Carmen Hein de Campos – Advogada. Membro do Grupo responsável pelo anteprojeto de lei de violência doméstica; Claudiene Santos – Professora da UCB. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade Vida/USP-CNPq; Gláucia Ribeiro Starling Diniz – Psicóloga. Professora do Departamento de Psicologia Clínica/UNB; Leides Barroso Azevedo Moura – Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem/UNB; Maria Cecília de Souza Minayo – Socióloga. Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ;Vicente de Paula Faleiros – Assistente Social. Professor dos Mestrados em Gerontologia e Psicologia/UCB e outros, sob a coordenação de Fausto Rodrigues de Lima (Promotor de Justiça do DF) e Claudiene Santos (Pesquisadora da UCB)

Data, local e horário: o lançamento será no dia 07/11/2008, a partir das 18h00min no Edifício Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, situado na Praça do Buriti, Eixo Monumental, Brasília-DF.

Resumo da obra: “O direito a uma vida sem violência”. A partir das reflexões de Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ministra do Supremo Tribunal Federal/STF, alguns dos maiores especialistas do país analisam a intervenção criminal e multidisciplinar nos casos de violência doméstica, com foco na Lei Maria da Penha. Esta coletânea apresenta reflexões sobre atuação inédita geminada no Ministério Público do Distrito Federal, que contribuiu para a construção da Lei Maria da Penha, analisando fatores de risco e vulnerabilidades que devem nortear a atuação estatal. Sob diferentes perspectivas, Juízas, promotores/as e advogada dialogam com pesquisadores/as renomados/as da UNB/DF, UCB/DF, USP/SP e FIOCRUZ/RJ, propondo um novo olhar sobre as complexas tramas da violência intrafamiliar. Leitura obrigatória a todos quanto pretendem enfrentar a violência doméstica com desassombro.

Alguns dos temas abordados no livro:

- O assassinato de mulheres por ex-companheiros (o drama da tentativa de separação);
- O trabalho de prevenção com homens agressores;
- O uso de álcool ou drogas;
- A questão das pessoas deficientes, idosos, crianças/adolescentes, homofobia, e outras;
- A intervenção criminal e a necessidade de aplicação da Lei Maria da Penha;
- E vários outros fatores de risco ou vulnerabilidades que podem gerar a violência.

Comentários

Taninha,

muitas saudades!

BEIJÃO!

Eliana

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio