“Violência Doméstica – Vulnerabilidades e Desafios na Intervenção Criminal e Multidisciplinar”

Será lançado em Brasília, pela editora Lumen Juris,o livro denominado “Violência Doméstica – Vulnerabilidades e Desafios na Intervenção Criminal e Multidisciplinar”, que contam com a colaboração da Juíza de Direito e Promotora de Justiça do Estado de Mato Grosso, Amini Haddad Campos e Lindinalva Rodrigues Corrêa , escrito em parceria com diversos autores reconhecidos nacionalmente em suas áreas de atuação , tais como: Carmen Lucia Antunes Rocha - Ministra do Supremo Tribunal Federal/STF; Lourdes Bandeira – Socióloga. Professora do Departamento de Sociologia/UnB; Fausto Rodrigues de Lima - Promotor de Justiça. Membro do Núcleo de Gênero do MPDFT; Danielle Martins Silva - Promotora de Justiça. Membro do Núcleo de Gênero do MPDFT; Ana Flávia Pires Lucas d’Oliveira – Médica. Professora da Faculdade de Medicina/USP; Carmen Hein de Campos – Advogada. Membro do Grupo responsável pelo anteprojeto de lei de violência doméstica; Claudiene Santos – Professora da UCB. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade Vida/USP-CNPq; Gláucia Ribeiro Starling Diniz – Psicóloga. Professora do Departamento de Psicologia Clínica/UNB; Leides Barroso Azevedo Moura – Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem/UNB; Maria Cecília de Souza Minayo – Socióloga. Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ;Vicente de Paula Faleiros – Assistente Social. Professor dos Mestrados em Gerontologia e Psicologia/UCB e outros, sob a coordenação de Fausto Rodrigues de Lima (Promotor de Justiça do DF) e Claudiene Santos (Pesquisadora da UCB)

Data, local e horário: o lançamento será no dia 07/11/2008, a partir das 18h00min no Edifício Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, situado na Praça do Buriti, Eixo Monumental, Brasília-DF.

Resumo da obra: “O direito a uma vida sem violência”. A partir das reflexões de Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ministra do Supremo Tribunal Federal/STF, alguns dos maiores especialistas do país analisam a intervenção criminal e multidisciplinar nos casos de violência doméstica, com foco na Lei Maria da Penha. Esta coletânea apresenta reflexões sobre atuação inédita geminada no Ministério Público do Distrito Federal, que contribuiu para a construção da Lei Maria da Penha, analisando fatores de risco e vulnerabilidades que devem nortear a atuação estatal. Sob diferentes perspectivas, Juízas, promotores/as e advogada dialogam com pesquisadores/as renomados/as da UNB/DF, UCB/DF, USP/SP e FIOCRUZ/RJ, propondo um novo olhar sobre as complexas tramas da violência intrafamiliar. Leitura obrigatória a todos quanto pretendem enfrentar a violência doméstica com desassombro.

Alguns dos temas abordados no livro:

- O assassinato de mulheres por ex-companheiros (o drama da tentativa de separação);
- O trabalho de prevenção com homens agressores;
- O uso de álcool ou drogas;
- A questão das pessoas deficientes, idosos, crianças/adolescentes, homofobia, e outras;
- A intervenção criminal e a necessidade de aplicação da Lei Maria da Penha;
- E vários outros fatores de risco ou vulnerabilidades que podem gerar a violência.

Comentários

Taninha,

muitas saudades!

BEIJÃO!

Eliana

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL